Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná - Unespar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Camila Bairos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kobelinski, Michel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T19:25:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T19:25:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Camila Bairos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973089 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo explorar as conexões entre literatura, história e expressão artística para aprimorar a compreensão dos movimentos de resistência na América Latina, promovendo a reflexão sobre os conceitos de liberdade e tolerância, entre os alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves em Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. O foco principal se atém aos processos de resistência de personagens histórico-ficcionais na formação da América Latina presentes no conto Fragmentos da Amazônia, de Bernardin de Saint-Pierre. A literatura no ensino de história é uma ferramenta pedagógica, usada tanto em sala de aula regular como por meio do programa complementar Mais Aprendizagem que visa desenvolver “habilidades de leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas” sócio-formativos. A partir de autores que abordam a ideia de educação libertadora, questionadora e amorosa; e também a relação entre literatura e história e o ensino de história, a pesquisa segue uma proposta de conectar a literatura francesa com a sala de aula e as problemáticas enfrentadas atualmente no ambiente escolar. É possível observar as produções criativas dos alunos ao trabalhar com a fonte durante as aulas, pensando sobre os movimentos de resistência no espaço escolar e comunitário de Francisco Beltrão-PR a partir do conto Fragmentos da Amazônia , de Bernardin de Saint-Pierre. A produção final é a tradução, adaptação e ilustração deste conto inédito na língua portuguesa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17.8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade | pt_BR |
Título: dc.title | Literatura no ensino de História: uma proposta de tolerância e liberdade nas atividades escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves em Francisco Beltrão - PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfHistória_Camila Bairos.pdf | 17,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973089/2/Dissertação ProfHistória_Camila Bairos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons