ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO COMO L2 PARA ESTUDANTES SURDOS/AS COM DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUPE - Universidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPontes, Adriana Bezerra de Lima Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Tarcia Regina da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Josaniel Vieira da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Wilma Pastor de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T13:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T13:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO -ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973085-
Resumo: dc.description.abstractO processo de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2) para estudantes surdos ainda tem sido desafiador. Entre os fatores que contribuem para esse cenário destaca-se o fato das estratégias de ensino e aprendizagem não serem coerentes com a realidade linguística da pessoa surda. Por isso, este estudo teve como objetivo geral analisar as estratégias de ensino e aprendizagem do português escrito como L2 para estudantes surdos/as com distorção idade/série. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada através da pesquisa-ação. Na diagnose, realizou-se uma entrevista com os professores de Língua Portuguesa para entendermos o contexto, bem como, para selecionarmos os estudantes envolvidos na intervenção. Com eles, foi aplicada uma sequência didática baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Esta sequência contribuiu para o entendimento sobre quais instrumentos pedagógicos podem ser utilizados no percurso da aprendizagem da pessoa surda e como ela aprende, contribuindo para que o(a) estudante surdo(a) refletisse sobre sua própria escrita e se apropriasse das normas vigentes. A pesquisa-ação foi realizada em uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Recife (PE). Participaram deste trabalho dois estudantes surdos(as) que são usuários da língua de sinais e seus respectivos professores(as) de Língua Portuguesa. Os resultados trouxeram evidências de que os docentes compreendem algumas questões do ensino do português escrito para surdos, como por exemplo, a necessidade de utilização de recursos visuais e a consciência de que o português escrito é a segunda língua da pessoa surda. Entretanto, os dados da pesquisa indicaram que os docentes ainda precisam ampliar o conhecimento sobre Libras para que suas estratégias de ensino sejam mais efetivas e isso também está relacionado com seu processo formativo. O produto final foi a elaboração de um caderno com orientações pedagógicas para os docentes sobre formas de trabalho com estudantes surdos. Espera-se contribuir com os profissionais da área de educação de surdos(as), apresentando alternativas didáticas coerentes à realidade linguística da pessoa surda.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,79MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês Escritopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDistorção idade/sériept_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO COMO L2 PARA ESTUDANTES SURDOS/AS COM DISTORÇÃO IDADE/SÉRIEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO -ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO.pdfhttps://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=1&pg_query=8232399603683173&pg_range=51,84 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973085/2/DISSERTAÇÃO -ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons