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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UPE - Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pontes, Adriana Bezerra de Lima Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Tarcia Regina da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josaniel Vieira da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Wilma Pastor de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T13:41:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T13:41:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO -ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973085 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2) para estudantes surdos ainda tem sido desafiador. Entre os fatores que contribuem para esse cenário destaca-se o fato das estratégias de ensino e aprendizagem não serem coerentes com a realidade linguística da pessoa surda. Por isso, este estudo teve como objetivo geral analisar as estratégias de ensino e aprendizagem do português escrito como L2 para estudantes surdos/as com distorção idade/série. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada através da pesquisa-ação. Na diagnose, realizou-se uma entrevista com os professores de Língua Portuguesa para entendermos o contexto, bem como, para selecionarmos os estudantes envolvidos na intervenção. Com eles, foi aplicada uma sequência didática baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Esta sequência contribuiu para o entendimento sobre quais instrumentos pedagógicos podem ser utilizados no percurso da aprendizagem da pessoa surda e como ela aprende, contribuindo para que o(a) estudante surdo(a) refletisse sobre sua própria escrita e se apropriasse das normas vigentes. A pesquisa-ação foi realizada em uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Recife (PE). Participaram deste trabalho dois estudantes surdos(as) que são usuários da língua de sinais e seus respectivos professores(as) de Língua Portuguesa. Os resultados trouxeram evidências de que os docentes compreendem algumas questões do ensino do português escrito para surdos, como por exemplo, a necessidade de utilização de recursos visuais e a consciência de que o português escrito é a segunda língua da pessoa surda. Entretanto, os dados da pesquisa indicaram que os docentes ainda precisam ampliar o conhecimento sobre Libras para que suas estratégias de ensino sejam mais efetivas e isso também está relacionado com seu processo formativo. O produto final foi a elaboração de um caderno com orientações pedagógicas para os docentes sobre formas de trabalho com estudantes surdos. Espera-se contribuir com os profissionais da área de educação de surdos(as), apresentando alternativas didáticas coerentes à realidade linguística da pessoa surda. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,79MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Português Escrito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Distorção idade/série | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO COMO L2 PARA ESTUDANTES SURDOS/AS COM DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO -ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO.pdf | https://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=1&pg_query=8232399603683173&pg_range=5 | 1,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973085/2/DISSERTAÇÃO -ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO.pdfDownload |
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