LUGARES DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: reflexões e propostas para o ensino de história em Buriti dos Montes-Pi.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMonte, Paula Luana Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorNeto, Marcelo de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-06T01:06:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-06T01:06:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-20-
identificador: dc.identifier.otherLUGARES DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973041-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma análise dos espaços de memória e sua influência na formação das identidades dos habitantes da cidade de Buriti dos Montes-PI. A problemática central envolve a identificação dos elementos culturais, históricos e sociais que moldam essa identidade e a aplicação desses elementos no ensino da história local. Os principais objetivos elencados neste trabalho foram: investigar os aspectos que constituem a identidade cultural e histórica dos habitantes de Buriti dos Montes e como essa identidade pode ser integrada ao ensino de história local; examinar como certas memórias são consolidadas e atualizadas, para estabelecer uma narrativa sobre a história e a memória local; pesquisar lugares de memória do município, identificando e analisando como estes espaços refletem a história, a tradições e a cultura local; examinar como os locais históricos de Buriti dos Montes são usados atualmente para fins de preservação da memória local; propor reflexões e estratégias que estabeleçam conexões entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial, com foco nos lugares de memória de Buriti dos Montes; produzir um guia didático, para apoiar o ensino de História, com base no currículo da Educação Básica, que integre os locais de memória identificados, na busca pela promoção de uma compreensão crítica do patrimônio cultural local. O texto encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro, é realizada uma discussão acerca das relações existentes entre memória, História e lugares de memória; já o segundo trata de patrimônio, educação patrimonial e os desafios e possibilidades para o ensino de História frente ao Novo Ensino Médio; por fim, o terceiro capítulo aborda a formação histórica do município, trazendo reflexões sobre a construção, preservação e silenciamento de patrimônios ligados a ele. Como forma de abordagem dessas questões, adotou-se uma metodologia exploratória e qualitativa, fundamentando-se em uma revisão bibliográfica abrangente. As categorias conceituais analisadas incluem: Memória, História e Lugares de Memória. Além disso, conceitos como Patrimônio, Educação Patrimonial e Ensino de História, são discutidos para enriquecer a compreensão das unidades temáticas selecionadas. Para fundamentar as discussões, foram utilizados autores como Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Michael Pollak e Jacques Le Goff, que abordam temas como a relação entre memória e história. Assim como estudos de Reginaldo Gonçalves, Pedro Paulo Finari e Sanda Pelegrini sobre Patrimônio; Átila Tolentino, Sônia Florêncio e Simone Scifone sobre Educação Patrimonial; Cláudia Fontineles e Felipe Ribeiro sobre as orientações curriculares; Marcelo de Sousa Neto e Luiz Reznik sobre programas como PIBID e PROFHITORIA, que reconhecem o professor da Educação Básica como pesquisador, capacitado a ressignificar o ensino e a produção de materiais didáticos. Nesse contexto, as estratégias didáticas propostas, que incluem a utilização de símbolos do ambiente local e a valorização dos lugares de memória, mostraram- se eficazes na transformação do ensino de História. Ao incorporar elementos do cotidiano dos alunos, o aprendizado se torna mais contextualizado, permitindo uma compreensão mais rica da história que vai além dos livros didáticos tradicionais. O resultado da pesquisa se materializou no desenvolvimento de um guia didático, intitulado “História e memória de Buriti dos Montes-PI: possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem”. Esse recurso de intervenção didático-pedagógica visa apoiar os docentes que lecionam História no município, promovendo uma aproximação significativa entre os conteúdos trabalhados na escola e as experiências vivenciadas no cotidiano da comunidade escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade e Patrimôniopt_BR
Título: dc.titleLUGARES DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: reflexões e propostas para o ensino de história em Buriti dos Montes-Pi.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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