Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Monte, Paula Luana Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neto, Marcelo de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-06T01:06:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-06T01:06:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUGARES DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973041 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma análise dos espaços de memória e sua influência na formação das identidades dos habitantes da cidade de Buriti dos Montes-PI. A problemática central envolve a identificação dos elementos culturais, históricos e sociais que moldam essa identidade e a aplicação desses elementos no ensino da história local. Os principais objetivos elencados neste trabalho foram: investigar os aspectos que constituem a identidade cultural e histórica dos habitantes de Buriti dos Montes e como essa identidade pode ser integrada ao ensino de história local; examinar como certas memórias são consolidadas e atualizadas, para estabelecer uma narrativa sobre a história e a memória local; pesquisar lugares de memória do município, identificando e analisando como estes espaços refletem a história, a tradições e a cultura local; examinar como os locais históricos de Buriti dos Montes são usados atualmente para fins de preservação da memória local; propor reflexões e estratégias que estabeleçam conexões entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial, com foco nos lugares de memória de Buriti dos Montes; produzir um guia didático, para apoiar o ensino de História, com base no currículo da Educação Básica, que integre os locais de memória identificados, na busca pela promoção de uma compreensão crítica do patrimônio cultural local. O texto encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro, é realizada uma discussão acerca das relações existentes entre memória, História e lugares de memória; já o segundo trata de patrimônio, educação patrimonial e os desafios e possibilidades para o ensino de História frente ao Novo Ensino Médio; por fim, o terceiro capítulo aborda a formação histórica do município, trazendo reflexões sobre a construção, preservação e silenciamento de patrimônios ligados a ele. Como forma de abordagem dessas questões, adotou-se uma metodologia exploratória e qualitativa, fundamentando-se em uma revisão bibliográfica abrangente. As categorias conceituais analisadas incluem: Memória, História e Lugares de Memória. Além disso, conceitos como Patrimônio, Educação Patrimonial e Ensino de História, são discutidos para enriquecer a compreensão das unidades temáticas selecionadas. Para fundamentar as discussões, foram utilizados autores como Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Michael Pollak e Jacques Le Goff, que abordam temas como a relação entre memória e história. Assim como estudos de Reginaldo Gonçalves, Pedro Paulo Finari e Sanda Pelegrini sobre Patrimônio; Átila Tolentino, Sônia Florêncio e Simone Scifone sobre Educação Patrimonial; Cláudia Fontineles e Felipe Ribeiro sobre as orientações curriculares; Marcelo de Sousa Neto e Luiz Reznik sobre programas como PIBID e PROFHITORIA, que reconhecem o professor da Educação Básica como pesquisador, capacitado a ressignificar o ensino e a produção de materiais didáticos. Nesse contexto, as estratégias didáticas propostas, que incluem a utilização de símbolos do ambiente local e a valorização dos lugares de memória, mostraram- se eficazes na transformação do ensino de História. Ao incorporar elementos do cotidiano dos alunos, o aprendizado se torna mais contextualizado, permitindo uma compreensão mais rica da história que vai além dos livros didáticos tradicionais. O resultado da pesquisa se materializou no desenvolvimento de um guia didático, intitulado “História e memória de Buriti dos Montes-PI: possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem”. Esse recurso de intervenção didático-pedagógica visa apoiar os docentes que lecionam História no município, promovendo uma aproximação significativa entre os conteúdos trabalhados na escola e as experiências vivenciadas no cotidiano da comunidade escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade e Patrimônio | pt_BR |
Título: dc.title | LUGARES DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: reflexões e propostas para o ensino de história em Buriti dos Montes-Pi. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUGARES DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973041/2/LUGARES DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons