Atendimento Educacional Especalizado no município de Paranavaí: desafios e encaminhamentos na implementação das políticas públicas inclusivas.

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Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBuzignani, Liliane Cristina Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Dorcely Isabel Bellanda-
Autor(es): dc.contributor.authorFigueira, Felipe Luiz Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorPizoli, Rita de Cássia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-05T12:28:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-05T12:28:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-03-
identificador: dc.identifier.otherdissertação Lilianept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973029-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo pesquisar, analisar e compreender a implementação das políticas nacional e estadual de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, no município de Paranavaí. Os marcos históricos deste estudo estão relacionados às políticas públicas, a partir da década de 1990, como: a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990), a Declaração Mundial de Salamanca (1994), a Declaração de Guatemala (1999), a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), além de documentos do Estado do Paraná, como a Deliberação nº 2/2016 e as Instruções nº 7/2016, nº 9/2018 e nº 6/2023, referentes ao Atendimento Educacional Especializado. A implementação efetiva das políticas de educação inclusiva é de extrema importância e configura-se como meta. Nesse contexto, o município de Paranavaí é desafiado a colocar em prática as políticas nacional e estadual de Educação Especial, buscando a inclusão dos alunos com deficiências na rede regular de ensino. O estudo tem como foco o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais nas escolas de período parcial, integral e jornada estendida. Trata-se de uma pesquisa teórica e de campo, na rede municipal, e relacionada aos alunos matriculados na Educação Especial. Nesse sentido, a pesquisa investiga o cenário diante dessa oferta e visa compreender o impacto das políticas educacionais na efetivação da educação inclusiva em Paranavaí. A metodologia adotada inclui entrevistas, com a secretária municipal de educação e a supervisora da Educação Especial, análise documental e levantamento de dados quantitativos. Os resultados demonstram desafios na implementação das políticas públicas de educação inclusiva, especialmente diante da diversidade de escolas de tempo integral, parcial e estendido no município, mas indicam um esforço do município em alinhar suas práticas com as orientações do estado do Paraná. A pesquisa também visa apresentar o recurso educacional, por meio de um memorial, sendo uma revista eletrônica com dados qualitativos e quantitativos referentes a 2022 e 2023, sobre o público-alvo atendido. Os resultados apontam para a efetivação do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais, em consonância com as diretrizes estaduais, no entanto foi constatada também a existência de classes especiais para atender esse público no município. Assim, conclui-se que, embora haja avanços na implementação das políticas de educação inclusiva em Paranavaí, persistem desafios que demandam esforços contínuos para garantir uma inclusão efetiva para todos os alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,10MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de inclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especilizadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental – Anos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParanavaípt_BR
Título: dc.titleAtendimento Educacional Especalizado no município de Paranavaí: desafios e encaminhamentos na implementação das políticas públicas inclusivas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
dissertação Liliane.pdfhttps://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/6233,18 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973029/2/dissertação Liliane.pdfDownload

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