Expressões Ilustradas: Compreendendo o Literal e o Figurado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Jesiel Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Luciene Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T14:27:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T14:27:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
identificador: dc.identifier.otherRecurso_JESIEL_CARDOSO_REIS_Defesapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972934-
Resumo: dc.description.abstractDiante disso, ao pensar nos estudantes com TEA, foi desenvolvida a cartilha intitulada Expressões Ilustradas: Compreendendo o Literal e o Figurado. Este produto educacional visa facilitar a compreensão das expressões idiomáticas e figuras de linguagem para estudantes com TEA por meio de ilustrações detalhadas que representam tanto os significados literais quanto os figurados. O objetivo é proporcionar um recurso visual e didático que apoie o ensino e promova uma melhor integração desses estudantes no ambiente educacional e social. O material é composto por um conjunto de expressões idiomáticas e figuras de linguagem comuns na língua portuguesa, cada uma acompanhada por duas ilustrações. A primeira ilustração representa o significado literal da expressão, enquanto a segunda mostra o significado figurado. Essa abordagem visual permitirá que os estudantes façam a conexão entre o concreto e o abstrato, facilitando a compreensão e o uso apropriado das expressões em diferentes contextos. Além das ilustrações, a cartilha inclui definições claras e exemplos de uso das expressões em frases, proporcionando um contexto adicional para a compreensão. O material foi organizado de forma a permitir que professores e pais possam utilizá-lo de maneira flexível, seja em aulas formais, em atividades de reforço ou em momentos de leitura compartilhada. Ao fornecer um recurso que traduz conceitos abstratos em imagens concretas, espera-se reduzir as barreiras de comunicação e fomentar um ambiente de aprendizado mais acessível e acolhedor. Este produto educacional também tem o potencial de beneficiar outros grupos de estudantes que possam ter dificuldades semelhantes com linguagem figurada, como aqueles com outras formas de dificuldades de aprendizagem ou que estão aprendendo português como segunda língua. Assim, a cartilha contribui para uma abordagem educacional mais inclusiva e diversificada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,49MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFiguras de Linguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTEApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleExpressões Ilustradas: Compreendendo o Literal e o Figuradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Recurso_JESIEL_CARDOSO_REIS_Defesa.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese1.53 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972934/2/Recurso_JESIEL_CARDOSO_REIS_Defesa.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons