Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Jesiel Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Luciene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Chiara Maria Seidel Luciano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tosta, Estela Inês Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:22:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-30T14:22:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertao_JESIEL_CARDOSO_REIS_Defesa.docx | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972933 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação teve como principal objetivo desenvolver um produto educacional direcionado para o ensino de figuras de linguagem, para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do ensino médio. Para isso, foi realizada uma coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Logo, literaturas sobre a temática foram analisadas, fichadas e resumidas; já a pesquisa de campo se deu por meio de seleção de quatro estudantes com TEA, suporte nível 1, e um estudante com suporte nível 2, todos do Ensino Médio – devidamente matriculados na Sala de Recursos de uma escola do município de Rondonópolis-MT, em que foram submetidos a duas atividades diagnóstica com 10 questões cada uma, sendo a primeira sem os recursos de figuras explicativas e a segunda contendo figuras que auxiliaram os estudantes a entenderem melhor o sentido figurado das questões. A pesquisa teve prévia autorização do Comitê de Ética da Universidade Estatual de Mato Grosso, bem como dos pais e/ou responsáveis dos estudantes por meio do Termo de Consentimento. Com os levantamentos dos resultados do diagnóstico, e após realizadas as análises foi feita uma cartilha, com as figuras de linguagem mais comuns. Esse estudo parte de um trabalho colaborativo direto com a professora da Sala de Recursos e Multimídia (SRM) e visa auxiliar professores que atuam na educação básica no atendimento a esse público que cada vez mais serão incluídos na sala de aula comum, corroborando no alcance dessas habilidades, proporcionando melhor lidar com a vida fora da escola. Os principais resultados demonstraram que com o uso de recursos bem direcionados para o ensino/aprendizagem de estudantes com TEA é possível obter melhores resultados, colaborando, assim, para o desenvolvimento das habilidades deste público-alvo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,37MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Figuras de Linguagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TEA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertao_JESIEL_CARDOSO_REIS_Defesa.docx.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 2,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972933/2/Dissertao_JESIEL_CARDOSO_REIS_Defesa.docx.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons