ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO DO MÉTODO INTRAACT BRASIL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Anieli-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Nilce Maria da-
Autor(es): dc.contributor.authorRenzo, Ana Maria Di-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Renata Cristina de Lacerda Cintra Batista-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Chiara Maria Seidel Luciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T13:36:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T13:36:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-26-
identificador: dc.identifier.otherDissertao_Anieli_Barbosa_-_com_ficha_catalogrficapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972930-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo versa sobre a alfabetização e letramento de estudantes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA) na sala regular a partir do método IntraAct, instituído como política pública municipal de alfabetização, em Alta Floresta/MT. Tem como principal objetivo investigar as contribuições do método IntraAct na alfabetização e letramento de estudantes com diagnóstico de TEA cursando o 1° ano do Ensino Fundamental. Esta dissertação caracteriza-se como um estudo qualitativo, no qual o caminho metodológico percorrido foi a pesquisa-ação. A coleta de dados se deu mediante avaliação diagnóstica, plano de ação, avaliação formativa/somativa e análise de documentos. A pesquisa-ação foi realizada na Escola Municipal Professor Benjamin Padoa no município de Alta Floresta, Mato Grosso, com um estudante, bem como foram feitas análises de documentos de seis estudantes matriculados nas turmas de primeiro ano da referida escola. O embasamento teórico concentra-se nos estudos de Cagliari (2007), Cagliari (2006) Lemle (2009, Soares (2014), Soares (2020) e Kleiman (2012), Marques, Barbosa, Gomes (2018), Mantoan, Prieto e Arantes (2006), Teixeira, (2016), Volkmar, Wiesner, (2019), Oliveira, Trentine, (2023), Flick (2009), Creswell (2007) Gil (2008), Prodanov, Freitas (2013) e Thiollent (1986). Por meio da análise dos dados, constatou-se que o estudante que participou da pesquisa-ação atingiu nível satisfatório de alfabetização e letramento ao ser submetido ao método IntraAct. O produto pedagógico resultante do estudo constitui-se em jogos pedagógicos e sua aplicação demonstrou sua usabilidade tornando lúdica a aprendizagem do estudante com TEA participante da pesquisa-ação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,99MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectleiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaquisição da escritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmétodo IntraActpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectautismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO DO MÉTODO INTRAACT BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
Dissertao_Anieli_Barbosa_-_com_ficha_catalogrfica.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese6,14 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972930/2/Dissertao_Anieli_Barbosa_-_com_ficha_catalogrfica.pdfDownload

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