Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Anieli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Nilce Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Renzo, Ana Maria Di | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Renata Cristina de Lacerda Cintra Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Chiara Maria Seidel Luciano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-30T13:36:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-30T13:36:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertao_Anieli_Barbosa_-_com_ficha_catalogrfica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972930 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo versa sobre a alfabetização e letramento de estudantes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA) na sala regular a partir do método IntraAct, instituído como política pública municipal de alfabetização, em Alta Floresta/MT. Tem como principal objetivo investigar as contribuições do método IntraAct na alfabetização e letramento de estudantes com diagnóstico de TEA cursando o 1° ano do Ensino Fundamental. Esta dissertação caracteriza-se como um estudo qualitativo, no qual o caminho metodológico percorrido foi a pesquisa-ação. A coleta de dados se deu mediante avaliação diagnóstica, plano de ação, avaliação formativa/somativa e análise de documentos. A pesquisa-ação foi realizada na Escola Municipal Professor Benjamin Padoa no município de Alta Floresta, Mato Grosso, com um estudante, bem como foram feitas análises de documentos de seis estudantes matriculados nas turmas de primeiro ano da referida escola. O embasamento teórico concentra-se nos estudos de Cagliari (2007), Cagliari (2006) Lemle (2009, Soares (2014), Soares (2020) e Kleiman (2012), Marques, Barbosa, Gomes (2018), Mantoan, Prieto e Arantes (2006), Teixeira, (2016), Volkmar, Wiesner, (2019), Oliveira, Trentine, (2023), Flick (2009), Creswell (2007) Gil (2008), Prodanov, Freitas (2013) e Thiollent (1986). Por meio da análise dos dados, constatou-se que o estudante que participou da pesquisa-ação atingiu nível satisfatório de alfabetização e letramento ao ser submetido ao método IntraAct. O produto pedagógico resultante do estudo constitui-se em jogos pedagógicos e sua aplicação demonstrou sua usabilidade tornando lúdica a aprendizagem do estudante com TEA participante da pesquisa-ação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,99MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aquisição da escrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | método IntraAct | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO DO MÉTODO INTRAACT BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertao_Anieli_Barbosa_-_com_ficha_catalogrfica.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 6,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972930/2/Dissertao_Anieli_Barbosa_-_com_ficha_catalogrfica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons