ENSINO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUARA -MATO GROSSO: ANÁLISES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Eliana Barbosa da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCrubelati, Ariele Mazoti-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Aline Fernanda Ventura Savio-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Chiara Maria Seidel Luciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T14:55:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T14:55:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-Eliana-Barbosapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972909-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino contemporâneo, principalmente, sobre o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar público do estado de Mato Grosso - MT. Consideramos a oferta de metodologias inovadoras na Educação Especial e Inclusiva como ponto orientador da pesquisa, especificamente, em duas escolas de educação básica de Juara- MT. A pesquisa tem como público alvo dois estudantes com TEA que foram atendidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e também nas classes comuns de ensino. A exploração dos aportes teóricos nos respaldou quanto a resposta da problemática em questão de como acontece a inclusão dos estudantes com TEA, e se existe a permanência qualitativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no atendimento regular, observando, dessa forma, se existe trabalho colaborativo entre os (as) docentes envolvidos (as) com o público alvo da pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas pedagógicas ofertadas aos estudantes com TEA e ofertar um guia prático com informações sobre o autismo relacionadas a metodologias de ensino para estudantes com TEA, e, os objetivos específicos: verificar (I) de que forma acontece a oferta do ensino aos dois estudantes com TEA no ambiente escolar de Juara/MT, relacionada às metodologias utilizadas pelos docentes tanto em classe comum como no AEE; (II) averiguar se há trabalho colaborativo entre os (as) docentes do AEE e os das classes regulares de ensino que atendem os educandos da pesquisa; (III) verificar se existem elaborações, oferta de jogos digitais e atividades específicas de acordo com o modo e o tempo dos estudantes público alvo da pesquisa e (IV) elaborar um guia prático com finalidade de subsídio teórico para os (as) docentes, como fomento às discussões relevantes referentes ao ensino de estudantes com TEA utilizando jogos digitais no ensino público de Juara-MT. Pretendemos assim, proporcionar uma reflexão da realidade educacional pesquisada em Juara. Para tanto, a presente pesquisa qualitativa tem, primeiramente, um constructo bibliográfico, pautado em livros, artigos, sites, blogs, plataformas, sítios de órgãos públicos federais e estaduais entre outros, e, conta também com a pesquisa empírica, com entrevistas com o corpo docente responsável pelos estudantes pesquisados, com os gestores e pais (ou responsáveis) dos estudantes autistas. Realizamos ainda observações referente aos envolvidos com as turmas dos estudantes pesquisados. Sendo assim, os resultados configuram-se como a análise dos processos de aprendizagem do público alvo da pesquisa, da práxis, reflexo do conhecimento específico dos docentes. O produto educacional apresenta-se com a elaboração de um guia orientador com sugestões de jogos digitais que poderão ser acessados no formato digital e interativo em um código de barra “Código QR” de fácil escaneamento por vários celulares com câmera, para verificar informações, além de apresentar metodologias de ensino para estudantes com TEA, com o intuito de fomentar o desenvolvimento dos estudantes com transtorno do espectro autista TEA no ensino aprendizagem, também haverá oferta de uma apresentação relacionada ao estudo nas escolas pesquisadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,13MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Título: dc.titleENSINO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUARA -MATO GROSSO: ANÁLISES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertação-Eliana-Barbosa.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese3,21 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972909/2/Dissertação-Eliana-Barbosa.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons