Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barreto, Eliana Barbosa da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Crubelati, Ariele Mazoti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Aline Fernanda Ventura Savio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Chiara Maria Seidel Luciano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:55:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-30T14:55:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação-Eliana-Barbosa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972909 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino contemporâneo, principalmente, sobre o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar público do estado de Mato Grosso - MT. Consideramos a oferta de metodologias inovadoras na Educação Especial e Inclusiva como ponto orientador da pesquisa, especificamente, em duas escolas de educação básica de Juara- MT. A pesquisa tem como público alvo dois estudantes com TEA que foram atendidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e também nas classes comuns de ensino. A exploração dos aportes teóricos nos respaldou quanto a resposta da problemática em questão de como acontece a inclusão dos estudantes com TEA, e se existe a permanência qualitativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no atendimento regular, observando, dessa forma, se existe trabalho colaborativo entre os (as) docentes envolvidos (as) com o público alvo da pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas pedagógicas ofertadas aos estudantes com TEA e ofertar um guia prático com informações sobre o autismo relacionadas a metodologias de ensino para estudantes com TEA, e, os objetivos específicos: verificar (I) de que forma acontece a oferta do ensino aos dois estudantes com TEA no ambiente escolar de Juara/MT, relacionada às metodologias utilizadas pelos docentes tanto em classe comum como no AEE; (II) averiguar se há trabalho colaborativo entre os (as) docentes do AEE e os das classes regulares de ensino que atendem os educandos da pesquisa; (III) verificar se existem elaborações, oferta de jogos digitais e atividades específicas de acordo com o modo e o tempo dos estudantes público alvo da pesquisa e (IV) elaborar um guia prático com finalidade de subsídio teórico para os (as) docentes, como fomento às discussões relevantes referentes ao ensino de estudantes com TEA utilizando jogos digitais no ensino público de Juara-MT. Pretendemos assim, proporcionar uma reflexão da realidade educacional pesquisada em Juara. Para tanto, a presente pesquisa qualitativa tem, primeiramente, um constructo bibliográfico, pautado em livros, artigos, sites, blogs, plataformas, sítios de órgãos públicos federais e estaduais entre outros, e, conta também com a pesquisa empírica, com entrevistas com o corpo docente responsável pelos estudantes pesquisados, com os gestores e pais (ou responsáveis) dos estudantes autistas. Realizamos ainda observações referente aos envolvidos com as turmas dos estudantes pesquisados. Sendo assim, os resultados configuram-se como a análise dos processos de aprendizagem do público alvo da pesquisa, da práxis, reflexo do conhecimento específico dos docentes. O produto educacional apresenta-se com a elaboração de um guia orientador com sugestões de jogos digitais que poderão ser acessados no formato digital e interativo em um código de barra “Código QR” de fácil escaneamento por vários celulares com câmera, para verificar informações, além de apresentar metodologias de ensino para estudantes com TEA, com o intuito de fomentar o desenvolvimento dos estudantes com transtorno do espectro autista TEA no ensino aprendizagem, também haverá oferta de uma apresentação relacionada ao estudo nas escolas pesquisadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,13MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUARA -MATO GROSSO: ANÁLISES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação-Eliana-Barbosa.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 3,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972909/2/Dissertação-Eliana-Barbosa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons