O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Mato Grosso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, LAUDIANE SILVA DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO-
Autor(es): dc.contributor.authorCrubelati, Ariele Mazoti-
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Thiago Beirigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-29T12:25:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-29T12:25:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTACAO_LAUDIANE_FICHApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972887-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investigativa tenciona provocar reflexões acerca do papel do professor de Matemática, considerando a maneira como planeja e estimula a participação e a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual, no contexto da educação inclusiva. Nesse sentido, deseja-se que esta pesquisa contribua com a prática de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, no processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual. Para tanto, tem-se como objetivo principal, analisar como as práticas e planejamentos acontecem no processo de ensino a partir das concepções e narrativas de professores em uma escola pública do estado de Mato Grosso. Os referenciais teóricos que balizaram o objeto pesquisado se organizaram de maneira a apresentar o contexto da deficiência intelectual, descrever a formação de professores para a educação inclusiva e aspectos da educação matemática que fortalecem o ensino inclusivo. Os instrumentos de pesquisa utilizados para reunir as informações validadas para a produção de dados foram questionários, com questões abertas e fechadas, respondidos por professores da disciplina de matemática da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo. A análise das respostas dos colaboradores possibilitou inferir que, mesmo diante das dificuldades estruturais enfrentadas na atuação da educação inclusiva, os professores conseguem promover adaptações curriculares de pequeno porte para estudantes com deficiência intelectual e buscam a utilização de métodos inovadores, sobretudo com a utilização do lúdico e, que se mostram capazes de promover aprendizagem significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,45MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Mato Grossopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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