
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFMT/UAB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Sônia Gonçalina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-27T17:25:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-27T17:25:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ALFABETO DA FAUNA E FLORA DO CERRADO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972842 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Estas atividades têm como objetivo desenvolver uma sequência didática lúdica e contextualizada por meio da construção coletiva do “Alfabeto da Fauna e Flora do Cerrado”. A proposta é voltada para as crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas do campo, considerando a realidade social, cultural e ambiental em que estão inseridas. As atividades buscam fortalecer o processo de alfabetização, utilizando o alfabeto, o silabário simples e pequenos textos poéticos como ferramentas para promover o conhecimento sobre o bioma Cerrado e valorizar o território local. Cada letra do alfabeto é associada a uma espécie representativa da fauna ou flora nativa, evidenciando a riqueza e a diversidade do Cerrado brasileiro e em especial de Mato Grosso, da região Metropolitana do Vale do rio Cuiabá e o entorno, do território da Baixada Cuiabana. Ao integrar práticas educativas, a valorização cultural e a preservação ambiental, o projeto pretende contribuir para o desenvolvimento do letramento, a formação da identidade e a consciência ecológica das crianças, fortalecendo os laços entre escola, comunidade e meio ambiente. Assim, o “Alfabeto da Fauna e Flora do Cerrado” se apresenta como um instrumento de aprendizagem significativa, de amor pela natureza e de afirmação do pertencimento ao território. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,71 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Cerrado – fauna e flora; Sustentabilidade e preservação; Educação ambiental; Conservação da natureza; Educação e cultura popular. | pt_BR |
| Título: dc.title | ALFABETO DA FAUNA E FLORA DO CERRADO DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO RIO CUIABÁ E O ENTORNO-MT | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação em Educação no/do Campo: Oralidade, Leitura, Escrita e Literatura na Infância | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | UNIDOCENCIA | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Imagens | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ALFABETO-SGP.pdf | 809,89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972842/2/ALFABETO-SGP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons