PROBLEM BASED LEARNING: PRACTICAL MANUAL FOR TEACHING RADIOLOGY

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, Rogério de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Hermano Alexandre Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Silvia Fernandes Ribeiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-25T12:37:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-25T12:37:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
identificador: dc.identifier.otherPROBLEM BASED LEARNING: PRACTICAL MANUAL FOR TEACHING RADIOLOGYpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972826-
Resumo: dc.description.abstract"Este material didático foi produto técnico da dissertação de mestrado do aluno Rogério de Almeida Lopes, sob orientação do Professor Hermano Alexandre Lima Rocha. Este material didático na forma de livro digital oferece orientações práticas, exemplos concretos e estratégias eficazes para a implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da radiologia. Embora a ABP seja amplamente utilizada em diversos países, especialmente nos cursos de medicina, sua aplicação no ensino de outros cursos de nível superior, que envolvem fundamentos aplicados à radiologia, ainda é pouco explorada. O livro digital contribui para a evolução das práticas pedagógicas no ensino de radiologia e o desenvolvimento de competências, como habilidades, pensamento crítico e resolução de problemas, essenciais para a formação de profissionais de saúde competentes. Esse produto técnico pode gerar impacto regional ou nacional ao melhorar a qualidade do ensino de radiologia e contribuir para a formação de profissionais mais bem preparados para atuar no sistema de saúde, oferecendo insights valiosos para instituições de ensino em âmbito nacional e internacional, podendo ainda inspirar mudanças em currículos de outras instituições. O produto técnico foi uma das grandes contribuições resultantes da dissertação, que teve como objetivo avaliar a implementação dda ABP em um curso de tecnólogo em radiologia e biomedicina de uma instituição de ensino superior, com foco em disciplinas específicas relacionadas à radiologia. Para tanto, foi realizado um estudo de intervenção com 78 estudantes, onde um modelo de metodologia ativa foi criado e implementado para somente um dos grupos de participantes, com melhores resultados por parte dos estudantes expostos à metodologia ativa. A resposta positiva e o desempenho dos estudantes foram atribuídos à interação e à inovação da metodologia em comparação com os métodos convencionais, destacando a eficácia da ABP no ensino superior em radiologia e seu potencial para uma aprendizagem mais participativa e contextualizada. "pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRADIOLOGIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMANUALpt_BR
Título: dc.titlePROBLEM BASED LEARNING: PRACTICAL MANUAL FOR TEACHING RADIOLOGYpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO FINALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons