
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, BENONE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-24T14:29:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-24T14:29:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | BENONE COSTA FILHO-UFRR | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972815 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os caminhos a serem andados para que a aprendizagem histórica da discência do 6º ano aconteça de forma crítica e significativa, tendo como referência a perspectiva intercultural. Assim, são analisados os aspectos teóricos que levam a produção de um material pedagógico de ensino de História, a partir da experiência de ensino de História, Aprendizagem e Interculturalidade. A Metodologia se dará por meio de pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e Documento Curricular de Roraima do Ensino Fundamental – DCRR-EF (2019), documentos que normatizam como deve proceder o ensino brasileiro e de Roraima. E do livro didático de História, para o 6º ano no qual se desenvolve, elaborado à luz da BNCC, a parte global, que deve ser aprendida por toda a discência brasileira. Portanto, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. E por fim o trabalho traz também, um produto, como parte da exigência do curso, sendo este o Caderno de Aprendizagem de Ensino de História para o 6º ano do ensino fundamental da rede estadual de Roraima. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 176 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Ensino-aprendizagem; Interculturalidade; Caderno de Aprendizagem. | pt_BR |
| Título: dc.title | A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: CADERNO DE APRENDIZAGEM DE ENSINO DE HISTÓRIA DO 6º ANO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE RORAIMA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DEFESA DE DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| BENONE COSTA FILHO-UFRR.pdf | 4.7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972815/2/BENONE COSTA FILHO-UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons