
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LUCENA, THAYMARA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-24T14:10:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-24T14:10:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | THAYMARA SOUZA LUCENA-UFRR | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972813 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo explora a relação intrínseca entre os conceitos de tempo histórico e espaço geográfico no ensino de História e Geografia, destacando a interdisciplinaridade como abordagem pedagógica para tornar a aprendizagem mais significativa no 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa parte de uma análise teórica das noções de tempo e espaço, enfatizando sua construção histórica e cultural, e propõe a aplicação prática desses conceitos por meio de um projeto escolar interdisciplinar. Na perspectiva da produção do conhecimento historiográfico e do geográfico são utilizados teóricos da historiografia, como Fernando Braudel, Circe Bittencourt, José D’Assunção Barros e Isabel Barca, cujas contribuições são essenciais para a análise do conceito de tempo, da Educação Histórica e da formação do pensamento histórico. Paralelamente, serão consideradas as reflexões de expoentes da geografia cultural e humanista, como Tuan Yi-Fu, Milton Santos, Carl Sauer e Denis Cosgrove, que investigam os fundamentos da geografia por meio de categorias como espaço, lugar e paisagem. Tais categorias não apenas orientam as análises, mas também moldam e condicionam as interpretações possíveis dos fenômenos socioespaciais. No projeto, os alunos são desafiados a criar países fictícios, articulando aspectos históricos e geográficos em uma atividade que estimula o protagonismo, a criatividade e a reflexão crítica. A proposta de ensino por projeto foi escolhida pelo seu potencial de dinamizar o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos sejam produtores de conhecimento enquanto os professores atuam como mediadores. A pesquisa evidencia como essa metodologia pode ajudar os estudantes a compreenderem de maneira integrada as transformações históricas e espaciais, bem como a relação entre sociedade e ambiente ao longo do tempo. Por fim, os resultados apontam que o ensino interdisciplinar favorece uma aprendizagem histórica mais profunda e conectada com a realidade dos alunos, ampliando sua capacidade de análise crítica e promovendo a construção de saberes significativos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 144 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tempo histórico; Espaço geográfico; Interdisciplinaridade; Projeto escolar interdisciplinar; Aprendizagem histórica; Ensino de História. | pt_BR |
| Título: dc.title | Entre o tempo histórico e o espaço geográfico: a interdisciplinaridade como possibilidade para a aprendizagem histórica no 6° ano | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DEFESA DE DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| THAYMARA SOUZA LUCENA-UFRR.pdf | 10.4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972813/2/THAYMARA SOUZA LUCENA-UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons