Entre o tempo histórico e o espaço geográfico: a interdisciplinaridade como possibilidade para a aprendizagem histórica no 6° ano

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLUCENA, THAYMARA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-24T14:10:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-24T14:10:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
identificador: dc.identifier.otherTHAYMARA SOUZA LUCENA-UFRRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972813-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo explora a relação intrínseca entre os conceitos de tempo histórico e espaço geográfico no ensino de História e Geografia, destacando a interdisciplinaridade como abordagem pedagógica para tornar a aprendizagem mais significativa no 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa parte de uma análise teórica das noções de tempo e espaço, enfatizando sua construção histórica e cultural, e propõe a aplicação prática desses conceitos por meio de um projeto escolar interdisciplinar. Na perspectiva da produção do conhecimento historiográfico e do geográfico são utilizados teóricos da historiografia, como Fernando Braudel, Circe Bittencourt, José D’Assunção Barros e Isabel Barca, cujas contribuições são essenciais para a análise do conceito de tempo, da Educação Histórica e da formação do pensamento histórico. Paralelamente, serão consideradas as reflexões de expoentes da geografia cultural e humanista, como Tuan Yi-Fu, Milton Santos, Carl Sauer e Denis Cosgrove, que investigam os fundamentos da geografia por meio de categorias como espaço, lugar e paisagem. Tais categorias não apenas orientam as análises, mas também moldam e condicionam as interpretações possíveis dos fenômenos socioespaciais. No projeto, os alunos são desafiados a criar países fictícios, articulando aspectos históricos e geográficos em uma atividade que estimula o protagonismo, a criatividade e a reflexão crítica. A proposta de ensino por projeto foi escolhida pelo seu potencial de dinamizar o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos sejam produtores de conhecimento enquanto os professores atuam como mediadores. A pesquisa evidencia como essa metodologia pode ajudar os estudantes a compreenderem de maneira integrada as transformações históricas e espaciais, bem como a relação entre sociedade e ambiente ao longo do tempo. Por fim, os resultados apontam que o ensino interdisciplinar favorece uma aprendizagem histórica mais profunda e conectada com a realidade dos alunos, ampliando sua capacidade de análise crítica e promovendo a construção de saberes significativos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent144pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTempo histórico; Espaço geográfico; Interdisciplinaridade; Projeto escolar interdisciplinar; Aprendizagem histórica; Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleEntre o tempo histórico e o espaço geográfico: a interdisciplinaridade como possibilidade para a aprendizagem histórica no 6° anopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃOpt_BR
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