OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DE RORAIMA (OHR): POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAIXÃO, FRANCIELITON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-24T14:07:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-24T14:07:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-07-
identificador: dc.identifier.otherFRANCISCO DE MELO PAIXÃO-UFRRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972812-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, vinculada ao Laboratório de Ensino de História e Humanidades Digitais (LABEHD/UFRR), tem como objetivo propor ao professor de História, da educação básica, estratégias de ensino e aprendizagem, por meio da História local, bem como do uso de variados documentos históricos e do letramento digital. Ao aluno, busquei referenciais teóricos que visam proporcionar uma aprendizagem significativa, materiais e conteúdos mais próximos de seu convívio, com foco na realidade local, para que o aprendiz percebesse que tudo ao seu redor, inclusive suas ações fazem parte da História. Então, construí e desenvolvi uma Olimpíada online de História de Roraima (OHR), cujos participantes foram alunos e professores do Ensino Médio e correção de fluxo da Escola Estadual Monteiro Lobato. Todo esse processo foi baseado em minhas práxis de sala de aula, assim como participações em edições da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e autoras como: Caimi (2006, 2009, 2014, 2015), Bittencourt (2008), Franco (2021), Meneguello (2010, 2011, 2020) e outros que me proporcionaram arcabouço teórico e metodológico. Assim, busquei possibilitar aos envolvidos nesse processo análises e reflexões sobre o uso de variadas fontes históricas, estratégias de ensino e manuseio de tecnologias como recurso pedagógico no Ensino de História. Diante dessa prática, compreendi que cada professor tem autonomia para decidir sobre o uso ou não uso das tecnologias digitais na sala de aula, uma vez que é primordial considerar seu público e a realidade em que está inserido, e principalmente que a contemplação e investigação de documentos variados, de tempos e espaços diferentes são práticas desafiadoras, pois demandam tempo, pesquisa, conhecimento e estudo. Pude verificar que é possível propor uma Olimpíada de História de Roraima, mas como uma ferramenta de apoio, pois é uma prática que exige um conjunto de fatores, como equipe de professores, tempo, suporte técnico e recursos. Além disso, constatei as dificuldades dos alunos, em alguns sentidos, mas ainda assim, afirmo que foi uma experiência significativa e capaz de envolver os discentes e, ao mesmo tempo contribuir para o Ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent189pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Letramento digital. Ensino significativo. Olimpíada Nacional em História do Brasil. Olimpíada de História de Roraima.pt_BR
Título: dc.titleOLIMPÍADA DE HISTÓRIA DE RORAIMA (OHR): POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃOpt_BR
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