
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PAIXÃO, FRANCIELITON | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-24T14:07:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-24T14:07:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FRANCISCO DE MELO PAIXÃO-UFRR | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972812 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, vinculada ao Laboratório de Ensino de História e Humanidades Digitais (LABEHD/UFRR), tem como objetivo propor ao professor de História, da educação básica, estratégias de ensino e aprendizagem, por meio da História local, bem como do uso de variados documentos históricos e do letramento digital. Ao aluno, busquei referenciais teóricos que visam proporcionar uma aprendizagem significativa, materiais e conteúdos mais próximos de seu convívio, com foco na realidade local, para que o aprendiz percebesse que tudo ao seu redor, inclusive suas ações fazem parte da História. Então, construí e desenvolvi uma Olimpíada online de História de Roraima (OHR), cujos participantes foram alunos e professores do Ensino Médio e correção de fluxo da Escola Estadual Monteiro Lobato. Todo esse processo foi baseado em minhas práxis de sala de aula, assim como participações em edições da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e autoras como: Caimi (2006, 2009, 2014, 2015), Bittencourt (2008), Franco (2021), Meneguello (2010, 2011, 2020) e outros que me proporcionaram arcabouço teórico e metodológico. Assim, busquei possibilitar aos envolvidos nesse processo análises e reflexões sobre o uso de variadas fontes históricas, estratégias de ensino e manuseio de tecnologias como recurso pedagógico no Ensino de História. Diante dessa prática, compreendi que cada professor tem autonomia para decidir sobre o uso ou não uso das tecnologias digitais na sala de aula, uma vez que é primordial considerar seu público e a realidade em que está inserido, e principalmente que a contemplação e investigação de documentos variados, de tempos e espaços diferentes são práticas desafiadoras, pois demandam tempo, pesquisa, conhecimento e estudo. Pude verificar que é possível propor uma Olimpíada de História de Roraima, mas como uma ferramenta de apoio, pois é uma prática que exige um conjunto de fatores, como equipe de professores, tempo, suporte técnico e recursos. Além disso, constatei as dificuldades dos alunos, em alguns sentidos, mas ainda assim, afirmo que foi uma experiência significativa e capaz de envolver os discentes e, ao mesmo tempo contribuir para o Ensino de História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 189 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Letramento digital. Ensino significativo. Olimpíada Nacional em História do Brasil. Olimpíada de História de Roraima. | pt_BR |
| Título: dc.title | OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DE RORAIMA (OHR): POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DEFESA DE DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FRANCIELITON DE MELO PAIXÃO-UFRR.pdf | 16.09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972812/2/FRANCIELITON DE MELO PAIXÃO-UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons