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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, FRANCISCO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-24T13:42:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-24T13:42:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FRANCISCO DE ASSIS LOPES GOMES-UFRR | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972790 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Roraima está situada nos limites territoriais do Brasil, sendo a Venezuela uma de suas vizinhas de fronteira. Em decorrência disso, a crise migratória deste país, intensificou o movimento migratório para o estado, o que produziu uma mudança na vida da população local. Neste contexto, a sala de aula de História também foi afetada pelo processo. Partindo deste pressuposto, a presença do aluno migrante venezuelano em sala de aula, suscita um olhar diferenciado e preocupado com a forma como sua inserção vem sendo feita. O fato gera inquietação, visto que os princípios e fundamentos de Direitos Humanos, garantem ao migrante a manutenção de sua dignidade, sendo o processo de aprendizagem, parte desta garantia. Diante disso, como os professores vem redesenhando suas metodologias e práticas para atender a esta inserção, no contexto as escolas estaduais da zona Oeste da capital do estado de Roraima, a cidade de Boa Vista? Como os professores de História conseguem vencer a barreira da língua e envolver os alunos migrantes da Venezuela em sala de aula? Quais as principais problemáticas advindas deste processo? Quais as metodologias de ensino de História ou experiências pedagógicas que foram exitosas no aprendizado dos alunos migrantes? Para responder a estas inquietações, objetivou-se realizar um estudo acerca da atuação dos professores de História, no processo da inserção de estudantes venezuelanos no cotidiano das aulas, enfocando mais especificamente as Escolas da Zona Oeste de Boa Vista, entre os anos de 2015 e 2022. Assim, buscou-se ressaltar as particularidades e dinâmicas cotidianas, observadas pelos docentes desta região. Foram colhidos questionários para oferecer suporte à escrita e analisados alguns documentos pertinentes ao contexto. Reunidos todos os dados, organizou-se uma sugestão de evento para a socialização das práticas voltadas à atuação do professor frente à esta migração em sala de aula como forma de compartilhar e recriar as práticas exitosas, buscando disseminar o conhecimento e contribuir para uma discussão mais profunda da temática. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 82 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História;Migração Venezuelana;Metodologias de Ensino;Direitos Humanos. | pt_BR |
| Título: dc.title | MOVIMENTO MIGRATÓRIO VENEZUELANO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA OESTE DE BOA VISTA- RR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DEFESA DE DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FRANCISCO DE ASSIS LOPES GOMES-UFRR.pdf | 934.87 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972790/2/FRANCISCO DE ASSIS LOPES GOMES-UFRR.pdfDownload |
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