MOVIMENTO MIGRATÓRIO VENEZUELANO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA OESTE DE BOA VISTA- RR

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, FRANCISCO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-24T13:42:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-24T13:42:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
identificador: dc.identifier.otherFRANCISCO DE ASSIS LOPES GOMES-UFRRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972790-
Resumo: dc.description.abstractRoraima está situada nos limites territoriais do Brasil, sendo a Venezuela uma de suas vizinhas de fronteira. Em decorrência disso, a crise migratória deste país, intensificou o movimento migratório para o estado, o que produziu uma mudança na vida da população local. Neste contexto, a sala de aula de História também foi afetada pelo processo. Partindo deste pressuposto, a presença do aluno migrante venezuelano em sala de aula, suscita um olhar diferenciado e preocupado com a forma como sua inserção vem sendo feita. O fato gera inquietação, visto que os princípios e fundamentos de Direitos Humanos, garantem ao migrante a manutenção de sua dignidade, sendo o processo de aprendizagem, parte desta garantia. Diante disso, como os professores vem redesenhando suas metodologias e práticas para atender a esta inserção, no contexto as escolas estaduais da zona Oeste da capital do estado de Roraima, a cidade de Boa Vista? Como os professores de História conseguem vencer a barreira da língua e envolver os alunos migrantes da Venezuela em sala de aula? Quais as principais problemáticas advindas deste processo? Quais as metodologias de ensino de História ou experiências pedagógicas que foram exitosas no aprendizado dos alunos migrantes? Para responder a estas inquietações, objetivou-se realizar um estudo acerca da atuação dos professores de História, no processo da inserção de estudantes venezuelanos no cotidiano das aulas, enfocando mais especificamente as Escolas da Zona Oeste de Boa Vista, entre os anos de 2015 e 2022. Assim, buscou-se ressaltar as particularidades e dinâmicas cotidianas, observadas pelos docentes desta região. Foram colhidos questionários para oferecer suporte à escrita e analisados alguns documentos pertinentes ao contexto. Reunidos todos os dados, organizou-se uma sugestão de evento para a socialização das práticas voltadas à atuação do professor frente à esta migração em sala de aula como forma de compartilhar e recriar as práticas exitosas, buscando disseminar o conhecimento e contribuir para uma discussão mais profunda da temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent82pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;Migração Venezuelana;Metodologias de Ensino;Direitos Humanos.pt_BR
Título: dc.titleMOVIMENTO MIGRATÓRIO VENEZUELANO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA OESTE DE BOA VISTA- RRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃOpt_BR
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