TATAKAE! UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE OS ANIMES E O ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, ROSANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T16:15:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T16:15:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-27-
identificador: dc.identifier.otherROSANA SILVA- UFRR.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972759-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “Tatakae! Um diálogo possível entre os animes e o ensino de História”, analisa o uso de animes como artefatos visuais e culturais em contribuição ao ensino de História, com enfoque na Segunda Guerra Mundial. O estudo explora como os animes, em especial Hadashi no Gen (Gen Pés Descalços), podem contribuir para uma abordagem mais sensível e envolvente da história, além de conectar os alunos com os aspectos humanos e cotidianos dos eventos históricos. A pesquisa foi conduzida em uma escola particular, com uma turma do 9º ano, e utilizou uma sequência didática que incluiu aulas expositivas e a exibição do anime. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram maior empatia e compreensão sobre a guerra e suas consequências, evidenciando o impacto emocional do anime como recurso didático. Além disso, o uso de analogias facilitou a conexão entre o conteúdo histórico e a realidade atual dos alunos. Conclui-se que o anime, quando utilizado de forma crítica e mediada pelo professor, pode ser um instrumento eficaz para promover o pensamento crítico e uma aprendizagem mais significativa no ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Animes. Segunda Guerra Mundial. Sensibilidadespt_BR
Título: dc.titleTATAKAE! UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE OS ANIMES E O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons