
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, ROSANA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T16:15:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T16:15:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ROSANA SILVA- UFRR. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972759 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado “Tatakae! Um diálogo possível entre os animes e o ensino de História”, analisa o uso de animes como artefatos visuais e culturais em contribuição ao ensino de História, com enfoque na Segunda Guerra Mundial. O estudo explora como os animes, em especial Hadashi no Gen (Gen Pés Descalços), podem contribuir para uma abordagem mais sensível e envolvente da história, além de conectar os alunos com os aspectos humanos e cotidianos dos eventos históricos. A pesquisa foi conduzida em uma escola particular, com uma turma do 9º ano, e utilizou uma sequência didática que incluiu aulas expositivas e a exibição do anime. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram maior empatia e compreensão sobre a guerra e suas consequências, evidenciando o impacto emocional do anime como recurso didático. Além disso, o uso de analogias facilitou a conexão entre o conteúdo histórico e a realidade atual dos alunos. Conclui-se que o anime, quando utilizado de forma crítica e mediada pelo professor, pode ser um instrumento eficaz para promover o pensamento crítico e uma aprendizagem mais significativa no ensino de História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,5 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Animes. Segunda Guerra Mundial. Sensibilidades | pt_BR |
| Título: dc.title | TATAKAE! UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE OS ANIMES E O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa da dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ROSANA SILVA- UFRR.pdf | 5.64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972759/2/ROSANA SILVA- UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons