POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA NA DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985) À LUZ DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, JÚNIOR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T16:07:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T16:07:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-26-
identificador: dc.identifier.otherJÚNIOR ARAÚJO RIBEIRO-UFRRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972757-
Resumo: dc.description.abstractPassados 60 anos do golpe civil-militar (1964) que soterrou a democracia brasileira e impôs uma ditadura que perdurou por 21 anos, observa-se que a sociedade nacional permanece em constantes lutas e embates ideológicos, sociais e políticos, parte dela em defesa do Estado Democrático de Direito, outra parte inclinada à (e até mesmo reivindicando a) volta da ditadura, o que constitui um dos grandes desafios do País. Essa latência em torno da ditadura não se restringe às forças progressistas ou conservadoras do campo sociopolítico e ideológico: no debate acadêmico também se presenciam discussões acerca dos ecos e resquícios da ditadura; alguns, ainda, chegam apontar que a ditadura nunca acabou. Já no âmbito da educação básica pública brasileira, onde o livro didático continua a se configurar na ferramenta hegemônica de apoio para o ensino escolar de História, a abordagem da história da ditadura precisa mudar, considerando que muitas vezes se confunde com a transmissão e reprodução do mesmo discurso ufanista dos generais ditadores que assumiram a presidência da República de 1964 a 1985: o relato dos seus “feitos” políticos e econômicos silencia outras histórias, por exemplo as dos indígenas, das mulheres, dos negros e quilombos ou dos trabalhadores do campo, mesmo 60 anos depois. Transgredindo tal abordagem do livro didático, a presente pesquisa tem como objetivo evidenciar a participação dos povos indígenas de Roraima nos eventos da ditadura civil-militar, à luz da Comissão Nacional da Verdade (CNV), visando apresentar subsídios de possibilidades e desafios desse tema como recurso didático de ensino de História para o 9o ano do ensino fundamental. A pesquisa justifica-se por três razões: primeiro, pelos inúmeros relatos de professores e professoras que revelam as dificuldades e os receios de tratar sobre a ditadura em sala de aula, em função dos discursos negacionistas. Segundo, pelos estudos das dissertações do PROFHISTÓRIA que identificaram que o ensino de História sobre a ditadura civil-militar não está entre os temas mais discutidos pelos/as mestrandos/a. A terceira razão manifesta-se na pouca visibilidade sobre a ditadura na Amazônia, sobretudo a violência sobre a qual o regime se construiu, especialmente contra os povos indígenas. A metodologia utilizada foi bibliográfica e documental. O problema que suscitou a pesquisa foi: como reverter a baixa visibilidade do ensino da história dos povos indígenas de Roraima na ditadura civil-militar, a partir de recursos ou fontes que ultrapassem o livro didático? Desse modo, o objetivo final da pesquisa foi produzir um esboço de sequência didática abordando a temática, quee pode ser aplicada no 9o ano do ensino fundamental, contribuindo para a visibilidade do assunto e atendendo à Lei Federal 11.645/2008. Para tanto, as fontes que embasam a pesquisa e a sequência didática são os relatórios da Comissão Nacional da Verdade referentes aos povos indígenas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDitadura civil-militar (1964-1985). Amazônia. Comissão Nacional da Verdade. Yanomami.pt_BR
Título: dc.titlePOVOS INDÍGENAS DE RORAIMA NA DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985) À LUZ DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da dissertaçãopt_BR
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