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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, JÚNIOR | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T16:07:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T16:07:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | JÚNIOR ARAÚJO RIBEIRO-UFRR | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972757 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Passados 60 anos do golpe civil-militar (1964) que soterrou a democracia brasileira e impôs uma ditadura que perdurou por 21 anos, observa-se que a sociedade nacional permanece em constantes lutas e embates ideológicos, sociais e políticos, parte dela em defesa do Estado Democrático de Direito, outra parte inclinada à (e até mesmo reivindicando a) volta da ditadura, o que constitui um dos grandes desafios do País. Essa latência em torno da ditadura não se restringe às forças progressistas ou conservadoras do campo sociopolítico e ideológico: no debate acadêmico também se presenciam discussões acerca dos ecos e resquícios da ditadura; alguns, ainda, chegam apontar que a ditadura nunca acabou. Já no âmbito da educação básica pública brasileira, onde o livro didático continua a se configurar na ferramenta hegemônica de apoio para o ensino escolar de História, a abordagem da história da ditadura precisa mudar, considerando que muitas vezes se confunde com a transmissão e reprodução do mesmo discurso ufanista dos generais ditadores que assumiram a presidência da República de 1964 a 1985: o relato dos seus “feitos” políticos e econômicos silencia outras histórias, por exemplo as dos indígenas, das mulheres, dos negros e quilombos ou dos trabalhadores do campo, mesmo 60 anos depois. Transgredindo tal abordagem do livro didático, a presente pesquisa tem como objetivo evidenciar a participação dos povos indígenas de Roraima nos eventos da ditadura civil-militar, à luz da Comissão Nacional da Verdade (CNV), visando apresentar subsídios de possibilidades e desafios desse tema como recurso didático de ensino de História para o 9o ano do ensino fundamental. A pesquisa justifica-se por três razões: primeiro, pelos inúmeros relatos de professores e professoras que revelam as dificuldades e os receios de tratar sobre a ditadura em sala de aula, em função dos discursos negacionistas. Segundo, pelos estudos das dissertações do PROFHISTÓRIA que identificaram que o ensino de História sobre a ditadura civil-militar não está entre os temas mais discutidos pelos/as mestrandos/a. A terceira razão manifesta-se na pouca visibilidade sobre a ditadura na Amazônia, sobretudo a violência sobre a qual o regime se construiu, especialmente contra os povos indígenas. A metodologia utilizada foi bibliográfica e documental. O problema que suscitou a pesquisa foi: como reverter a baixa visibilidade do ensino da história dos povos indígenas de Roraima na ditadura civil-militar, a partir de recursos ou fontes que ultrapassem o livro didático? Desse modo, o objetivo final da pesquisa foi produzir um esboço de sequência didática abordando a temática, quee pode ser aplicada no 9o ano do ensino fundamental, contribuindo para a visibilidade do assunto e atendendo à Lei Federal 11.645/2008. Para tanto, as fontes que embasam a pesquisa e a sequência didática são os relatórios da Comissão Nacional da Verdade referentes aos povos indígenas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,1 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ditadura civil-militar (1964-1985). Amazônia. Comissão Nacional da Verdade. Yanomami. | pt_BR |
| Título: dc.title | POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA NA DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985) À LUZ DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa da dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| JÚNIOR ARAÚJO RIBEIRO-UFRR (1).pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972757/2/JÚNIOR ARAÚJO RIBEIRO-UFRR (1).pdfDownload |
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