
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, RONISON | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T15:08:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T15:08:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RONISON DO NASCIMENTO DE SOUSA - PROFHISTORIA UFRR. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972753 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho discute a relação ensino-aprendizagem abordando o uso de jogos digitais no ensino de história. A partir do uso de questionários, quantitativo e qualitativo, buscamos identificar a contribuição da utilização por parte dos sujeitos pesquisados de jogos digitais com temáticas de conteúdo do currículo escolar da disciplina de História, em especial com o uso do jogo Assassin’s Creed: Odyssey. No campo teórico, criamos uma base de diálogo entre as contribuições rüseanas sobre a Consciência Histórica e o conceito do que é virtual de Pierre Lévy. Analisamos nesta pesquisa as respostas de alunos e egressos do Ensino Básico, em Boa Vista – RR e percebemos que os sujeitos podem desenvolver aprendizagem histórica jogando videogame no dia a dia, compartilhando-a com o ambiente de vivência escolar, tendo como resultado o desenvolvimento da consciência histórica pessoal e coletiva. Por fim, elaboramos um blog para que pesquisadores, professores, alunos e interessados no assunto possam compartilhar ideias sobre novas metodologias, ampliando assim, o leque de saberes para o ensino de História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,9 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos Digitais;Ensino de História;Consciência Histórica;Recursos Didáticos | pt_BR |
| Título: dc.title | OS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DA FRANQUIA “ASSASSIN’S CREED” | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa da dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RONISON DO NASCIMENTO DE SOUSA - PROFHISTORIA UFRR.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972753/2/RONISON DO NASCIMENTO DE SOUSA - PROFHISTORIA UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons