OS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DA FRANQUIA “ASSASSIN’S CREED”

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, RONISON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T15:08:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T15:08:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.otherRONISON DO NASCIMENTO DE SOUSA - PROFHISTORIA UFRR.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972753-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discute a relação ensino-aprendizagem abordando o uso de jogos digitais no ensino de história. A partir do uso de questionários, quantitativo e qualitativo, buscamos identificar a contribuição da utilização por parte dos sujeitos pesquisados de jogos digitais com temáticas de conteúdo do currículo escolar da disciplina de História, em especial com o uso do jogo Assassin’s Creed: Odyssey. No campo teórico, criamos uma base de diálogo entre as contribuições rüseanas sobre a Consciência Histórica e o conceito do que é virtual de Pierre Lévy. Analisamos nesta pesquisa as respostas de alunos e egressos do Ensino Básico, em Boa Vista – RR e percebemos que os sujeitos podem desenvolver aprendizagem histórica jogando videogame no dia a dia, compartilhando-a com o ambiente de vivência escolar, tendo como resultado o desenvolvimento da consciência histórica pessoal e coletiva. Por fim, elaboramos um blog para que pesquisadores, professores, alunos e interessados no assunto possam compartilhar ideias sobre novas metodologias, ampliando assim, o leque de saberes para o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogos Digitais;Ensino de História;Consciência Histórica;Recursos Didáticospt_BR
Título: dc.titleOS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DA FRANQUIA “ASSASSIN’S CREED”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da dissertaçãopt_BR
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