
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, HSTÉFFANY | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T15:04:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T15:04:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ ARAÚJO - PROFHISTORIA UFRR | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972752 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação discute o ensino de História Indígena a partir do projeto escolar Entre idas e vindas: cartas que entrelaçam, desenvolvido no ano de 2017. A atividade consistia na troca de cartas entre alunos de uma escola particular na cidade de Boa Vista – Roraima e alunos de uma escola da comunidade indígena Bananal, de Pacaraima – Roraima. Partindo das cartas produzidas e de uma breve revisão de literatura, analisamos o ensino de História Indígena em Roraima, onde fizemos um levantamento dos trabalhos de conclusão de curso – TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a temática, bem como das disciplinas ministradas nos cursos de graduação em História, tomando por base as informações disponíveis na página eletrônica das universidades públicas do estado, com o intuito de verificar quais dessas pesquisas e/ou disciplinas se dedicam ao tema e quais as abordagens adotadas. Além disso, analisamos como a temática indígena é abordada no Documento Curricular de Roraima para o ensino de História. Na terceira e última parte do trabalho, discutimos o conceito de sequência didática e, tendo em vista os encaminhamentos da pesquisa didático-histórica, elaboramos, como produto dessa dissertação, um caderno de sequências didáticas voltadas para o ensino de História no 6o e 7o ano,por meio das quais se propõe uma reflexão sobre os povos indígenas, especialmente os de Roraima, como povos heterogêneos, com passado e presente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 43,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de História; ensino de História Indígena; sequência didática; troca de cartas. | pt_BR |
| Título: dc.title | “Ensino de História Indígena – uma proposta de sequência didática a partir do projeto escolar Entre Idas e Vindas: cartas que entrelaçam” | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa da dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ ARAÚJO - PROFHISTORIA UFRR.pdf | 44.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972752/2/HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ ARAÚJO - PROFHISTORIA UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons