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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Medici, Luciana Lemos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fidalgo, Sueli Salles | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Yanaze, Leandro Key Higuchi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Edivaldo Felix | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Maly Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T13:03:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T13:03:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Luciana Lemos Medici | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972750 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em educação Inclusiva - PROFEI, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e está inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores. Reflete o compromisso com uma educação inclusiva de qualidade, pautada na diversidade, com base nos princípios dos direitos humanos. Justifica-se por abordar a diversidade e a inclusão, tendo como objeto o Plano Educacional Individualizado - PEI — elaborado pelo professor para alunos com deficiência intelectual. É um estudo que faz um recorte das práticas pedagógicas, por meio do processo de elaboração do PEI, pelo viés do olhar do educador, considerando suas escolhas, percepções, experiências, trabalho colaborativo, materiais de apoio e teóricos em que se baseia para traçar metas e estratégias, visando à participação e o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual, numa perspectiva histórico-cultural. Teve como objetivo ressignificar, juntamente com os professores, o desenho e uso do PEI para, em seguida, elaborar e divulgar material didático institucional, direcionado aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), assim como os do ensino regular e demais interessados no PEI, com o intuito de apoiar e contribuir com práticas pedagógicas mais inclusivas. O estudo teve, então, como produto final um livro digital, E-book, reunindo informações e reflexões à luz da ciência sobre os conceitos abordados durante o processo de pesquisa. Tais conceitos referem-se ao processo histórico da deficiência intelectual, seu conceito a partir da Teoria Histórico-cultural, englobando o PEI e contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA. De base qualitativa, a pesquisa se embasa na Pesquisa Crítica de Colaboração - PCCol, buscando a ressignificação/transformação dos participantes por meio da relação dialógica da reflexão crítica. Foram produzidos dados utilizando-se instrumentos como as sessões reflexivas, por exemplo. Também foram coletados dados do Projeto Político Pedagógico da escola e 40 PEIs de alunos. A pesquisa ocorreu em uma escola da rede pública municipal de Macaé - Rio de Janeiro, tendo como participantes: seis professores (três de turmas regulares do 5º ano do ensino fundamental e três do AEE). A partir das análises dos dados produzidos, foram identificadas barreiras e fragilidades no processo de elaboração do PEI, visto como um instrumento que não atendia às necessidades dos alunos. Assim, iniciamos um processo de ressignificação nossa e dos documentos em si. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,10MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Plano educacional individualizado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas pedagógicas inclusivas em foco: plano educacional individualizado; deficiência intelectual; divulgação científica e formação de professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação_Luciana Lemos Medici.pdf | https://hdl.handle.net/11600/73542 | 3,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972750/2/Dissertação_Luciana Lemos Medici.pdfDownload |
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