Ajustes curriculares na prática da Educação Inclusiva com o trabalho colaborativo: um estudo de caso em uma Escola Municipal de Barueri/SP

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIFESP - Universidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte, Aline Montoia Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorHollosi, Marcio-
Autor(es): dc.contributor.authorYanaze, Leandro Key Higuchi-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Daniel Novaes Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T12:52:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T12:52:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-13-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Aline Duartept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972749-
Resumo: dc.description.abstractNa Educação Inclusiva, as Flexibilizações, Adequações Curriculares e Adaptações são práticas e meios de organização escolar que têm por objetivo garantir o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas, sendo que a utilização de um desses modelos parte das necessidades dos alunos, considerando suas potencialidades. Todavia, no cenário educacional, a temática de inclusão é sempre tema de discussão, reflexão e mudanças de paradigmas. Sob essa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo discutir sobre os ajustes curriculares na prática dentro de uma escola regular de ensino comum, situada no município de Barueri, na Grande São Paulo. A metodologia é de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, subsidiado pela pesquisa bibliográfica e documental, através de pesquisa exploratória, participante e pesquisa- ação. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas, entrevista semiestruturada, observação livre, diário de campo, ajustes de Adequações Curriculares e construção do PEI em conjunto com professora do ensino comum, por meio de trabalho colaborativo. Os pesquisadores, professores do Atendimento Educacional Especializado, ofereceram subsídios à professora do 1º ano do ensino fundamental I, que tinha em sua classe uma aluna com deficiência múltipla, com laudo médico atestando baixa visão (toxoplasmose congênita), epilepsia, transtorno específico da articulação da fala, paralisia cerebral, transtorno hipercinético de conduta associada a deficiência intelectual, estrabismo, microcefalia e autismo. Como resultados, percebemos a importância do trabalho colaborativo entre a professora do ensino comum e a professora especialista do AEE. A partir dessa parceria, a professora do ensino comum compreendeu sobre organização de ajustes curriculares necessários às necessidades educacionais específicas dos alunos, bem como a importância do Plano Educacional Individualizado, que norteia o trabalho docente e acompanha o desenvolvimento e evolução do estudante. Também foi evidenciada a importância de uma avaliação diagnóstica e processual do educando. Todavia, observamos que, diante da complexidade de uma sala de aula, o professor regente, sozinho, não consegue realizar os ajustes curriculares e Adaptações necessárias ao atendimento das necessidades do estudante, necessitando de auxílio e apoio para trilhar esse caminho. Como produto educacional, foi criado um material de sequência didática, ilustrando os caminhos percorridos, numa perspectiva de trabalho colaborativo, avaliação diagnóstica, construção do Plano Educacional Individualizado e organização das atividades (ajustes curriculares) com modelos e aplicação prática. Esse material está disponibilizado em PDF através de link, para os professores da rede municipal de ensino e para sociedade no geral, para que inspire e direcione outros educadores, permitindo que conheçam sobre as práticas inclusivas descritas nesta pesquisa, e possam aplicá-las no cotidiano de seu trabalho pedagógico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,31MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAjustespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdequações e flexibilizações curricularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdaptaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlano educacional individualizadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
Título: dc.titleAjustes curriculares na prática da Educação Inclusiva com o trabalho colaborativo: um estudo de caso em uma Escola Municipal de Barueri/SPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertação_Aline Duarte.pdfhttps://hdl.handle.net/11600/739931,35 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972749/2/Dissertação_Aline Duarte.pdfDownload

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