PATRIMÔNIO E ANCESTRALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, CLEICIMAR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T15:30:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T15:30:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-26-
identificador: dc.identifier.otherCLEICIMAR ANICETO DE SOUZA-UFRRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972727-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, denominada “PATRIMÔNIO E ANCESTRALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA: aprendendo e ensinando a partir da Comunidade Indígena de São Marcos – Boa Vista/RR”, tem por objetivo questionar a narrativa histórica hegemônica, defendendo a importância das vozes indígenas na produção de saberes e fazeres a serem incorporados pela História escolar. Este trabalho é símbolo de uma coletividade pulsante na veia ancestral e embasado teoricamente por autores como: Márcia Weika Kambeba (2021), Daniel Munduruku (2017), Ailton Krenak (2022), Carmem Zeli de Vargas Gil (2020), Átila Tolentino (2018), Nilton Mullet Pereira (2018), Flávia Eloisa Caimi (2011), entre outros. A Comunidade Indígena São Marcos assume papel importante dentro desse processo de pesquisa, pois escolhemos discutir patrimônio e ancestralidade a partir da mesma, devido ao fato da sua localização ser ponto de disputa e invasão no período de ocupação do Vale do Rio Branco. A ancestralidade e o patrimônio, por meio da educação patrimonial, têm ocupado espaços que efetivam a perspectiva decolonial nas salas de aula. E, por meio de todas essas discussões, foi pensado em como sintetizar essas informações em um produto materializado, foi então que surgiu a sala multimodal, que se apoia na discussão de cultura digital para apresentar os resultados da pesquisa. A referida sala foi produzida pelos alunos do 8o ano do Colégio Militarizado Professora Conceição da Costa e Silva - CEM X e ficará disponível para professores e demais interessados em utilizar para auxiliar nas aulas ou pesquisas futuras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio. Ancestralidade. Ensino de História. Comunidade Indígena São Marcospt_BR
Título: dc.titlePATRIMÔNIO E ANCESTRALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da dissertaçãopt_BR
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