
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, HUDSON | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T15:27:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T15:27:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | HUDSON REZENDE DE ARAÚJO- UFRR. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972726 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado "#SACASÓNESSAHISTÓRIA - As Possibilidades do Instagram para o Ensino de História", tem como principal objetivo analisar as possibilidades do uso do Instagram para o Ensino de História, defendendo o professor como influenciador não só no meio presencial, mas também no digital. Dessa forma, busca-se no campo do Ensino de História toda a fundamentação para refletir sobre professores de História ocupando espaços na plataforma do Instagram, resignificando essa rede social como um ambiente propício para produção e construção do conteúdo histórico a partir do olhar sensível da Amazônia roraimense. Foi proposto como produto dessa dissertação uma oficina pedagógica intitulada “Professor Influencer – As Possibilidades do Instagram para o Ensino de História” a qual, juntos com docentes da educação básica do Estado de Roraima, alunos do ProfHistória UFRR, foi buscado enxergar o Instagram como uma possibilidade criativa, explorando cada recurso dessa plataforma. Longe de ser uma imposição, o resultado foi ver professores de História engajados na importância de ocupar espaços nas redes sociais, produzindo conteúdo histórico, bem como atentar criticamente para as estratégias e os critérios para elaborar postagens de qualidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9,8 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Instagram, História Pública, Professor Influencer Digital | pt_BR |
| Título: dc.title | #SACASÓNESSAHISTÓRIA AS POSSIBILIDADES DO INSTAGRAM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa da dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| HUDSON REZENDE DE ARAÚJO- UFRR.pdf | 10.06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972726/2/HUDSON REZENDE DE ARAÚJO- UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons