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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, ANDERSON | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T15:24:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T15:24:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ANDERSON PORTO DOS SANTOS-UFRR. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972725 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação de mestrado ora apresentada, parte da inquietação a respeito do tema inclusão de estudantes Autistas e a necessidade de aumentar a visibilidade destes, por vezes tão esquecidos em sala de aula. Em meus 16 anos de docência em História, em muitos momentos me deparei com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os quais são “inclusos” em sala de aula, porém, acabam experienciando a segregação e/ou participando das práticas didático-pedagógicas. Por consequência, os professores não colocam em prática, de fato e de direito, a inclusão e a socialização, reforçando, dessa forma, velhos paradigmas capacitistas, que estruturalmente permeia as mentes das pessoas, principalmente dos educadores. A partir dessa perspectiva, nossa problematização buscou entender os dilemas pedagógicos e metodológicos enfrentados pelos professores de História que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6o ao 9o ano) e também na etapa do Ensino Médio (da 1a a 3a série), para isso, considera-se a ambiência da sala de aula com estudantes autistas inclusos. É importante destacar que a nossa hipótese a problematização apresentada, nos permite inferir que para as possíveis lacunas do processo formativo dos professores de História, seja em torno da temática da perspectiva do ensino inclusivo, ao desconsiderar as pessoas com deficiência e que necessitam de um olhar diferencia e inclusivo, seja a formação continuada tão necessária aos professores contemporâneos. Compreendendo o tema se apresenta por uma vertente complexa. Dessa forma, nosso objetivo geral é analisar a percepção pedagógica que os professores de História têm quanto ao processo de inclusão de estudantes autistas em turmas regulares identificando possíveis caminhos para a inserção e encaminhamento de melhores abordagens no trabalho didático e metodológico para esse público, dando ênfase aos conceitos norteadores do ensino de História, da Educação Inclusiva, do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também da Cidadania. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,2 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva | pt_BR |
| Título: dc.title | A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA: UM ESTUDO NECESSÁRIO SOBRE A VISÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES NEUROATÍPICOS” | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa da dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| ANDERSON PORTO DOS SANTOS-UFRR.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972725/2/ANDERSON PORTO DOS SANTOS-UFRR.pdfDownload |
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