A LUTA DOS INDÍGENAS DA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL E A CONTRIBUIÇÃO DAS IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJUNIOR, LEOPOLDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T15:18:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T15:18:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
identificador: dc.identifier.otherLEOPOLDO NOGUEIRA JÚNIOR - PROFHISTÓRIA UFRR.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972723-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema: A luta dos Indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e a Contribuição das Imagens no Ensino de História, visa colaborar com métodos desenvolvidos por pesquisadores voltados para o estudo das imagens. As imagens são portadoras de informações e, muitas das vezes essas informações não se encontram em textos escritos. Em relação a utilização de imagens em ensino de História se apresenta de forma insipiente, principalmente, no quesito de utilizar as metodologias adequadas. Apresentamos um Caderno Temático de Atividades com imagens de indígenas e outros personagens que se envolveram na disputa pela TI RSS. As atividades que constam no Caderno Temático são dirigidas aos estudantes do nono ano do ensino fundamental II, objetivando em contribuir com a elevação da consciência histórica, bem como, combater os preconceitos, os estereótipos e a discriminação em relação aos indígenas. podendo fazer adaptações para outros anos, conforme o interesse do professor. O corte do período histórico (2003-2013) se deu por ser um período muito importante no contexto histórico do Estado de Roraima, pois ocorreu enfrentamentos entre os indígenas da TI RSS, de forma extremamente desiguais, enquanto os jagunços dos arrozeiros portavam armas de fogo e bombas, os indígenas estavam totalmente desarmados. Lembrando que Roraima é um dos entes da federação que conta com um percentual elevado de indígenas em sua população. Recorremos ao escritor Erwin Panofsky, pioneiro em desenvolver o método da descrição e interpretação de imagens, bem como, Maria Eliza Linhares Borges, Boris Kossoy, Martine Joly, entre outros autores que contribuíram com estudo sobre imagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;Imagem;Terra Indígena Raposa Serra do Sol;Classe dominante;Luta pela terrapt_BR
Título: dc.titleA LUTA DOS INDÍGENAS DA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL E A CONTRIBUIÇÃO DAS IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons