Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Nathália Aparecida Gonçalves da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carolei, Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Yanaze, Leandro Key Higuchi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Luis Otoni Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T13:17:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T13:17:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_NathaliaAparecidaGdaSilva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972721 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho teve o objetivo de construir um artefato teórico prático, para auxiliar que, as escolhas formativas e práticas, fossem mais críticas, favorecendo a autonomia e a autoria, através de propostas mais inclusivas. Para isto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, apoiada nas metodologias da Pesquisa Formação na Cibercultura (SANTOS, 2019) e no Design Science Research (DRESCH, LACERDA & JUNIOR, 2015). Construímos o referencial teórico, buscando aprofundar os conceitos sobre inclusão, plataformas educacionais, a formação e a prática docente. Desenvolvemos análises de plataformas e construímos protótipos iniciais do artefato, como base de um framework. Posteriormente, propomos uma Oficina Educacional, para profissionais da educação como ação de extensão, com momentos assíncronos e síncronos, buscando construir um diálogo reflexivo sobre as práticas educacionais e as plataformas como ferramenta de formação e apoio educacional. Foi proposto o uso do framework de forma individual e coletiva. A partir dos dados coletados, realizamos análises dos discursos e documental, à luz do referencial construído. Aplicamos melhorias ao framework, construindo uma proposta imersiva para o desenvolvimento da Validação, com o apoio da ferramenta Genially. A Validação do artefato ocorreu de forma síncrona e assíncrona. Concluímos que, as plataformas educacionais analisadas, em sua maioria, não promovem uma formação para emancipação, considerando seus espaços limitados ao desenvolvimento da autonomia, autoria, construção de diálogos e espaços para reflexão. Foram observadas barreiras inclusivas no âmbito estrutural e social. Mas também, tivemos a oportunidade de discutir plataformas com uma perspectiva de construção da aprendizagem em rede, valorizando a proposição de espaços de troca e formações reflexivas. Com isso, consideramos que o framework pode favorecer um apoio pesquisa formação docente na escolha e na construção de ambiências e dispositivos formativos emancipadores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19,7MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Plataformas educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Framework | pt_BR |
Título: dc.title | Design de um framework de análise e desenvolvimento de práticas e plataformas de apoio à inclusão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_NathaliaAparecidaGdaSilva.pdf | https://hdl.handle.net/11600/73955 | 20,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972721/2/Dissertação_NathaliaAparecidaGdaSilva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons