Design de um framework de análise e desenvolvimento de práticas e plataformas de apoio à inclusão

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Autor(es): dc.contributorUNIFESP - Universidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Nathália Aparecida Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributor.authorCarolei, Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorYanaze, Leandro Key Higuchi-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Luis Otoni Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T13:17:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T13:17:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_NathaliaAparecidaGdaSilvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972721-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve o objetivo de construir um artefato teórico prático, para auxiliar que, as escolhas formativas e práticas, fossem mais críticas, favorecendo a autonomia e a autoria, através de propostas mais inclusivas. Para isto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, apoiada nas metodologias da Pesquisa Formação na Cibercultura (SANTOS, 2019) e no Design Science Research (DRESCH, LACERDA & JUNIOR, 2015). Construímos o referencial teórico, buscando aprofundar os conceitos sobre inclusão, plataformas educacionais, a formação e a prática docente. Desenvolvemos análises de plataformas e construímos protótipos iniciais do artefato, como base de um framework. Posteriormente, propomos uma Oficina Educacional, para profissionais da educação como ação de extensão, com momentos assíncronos e síncronos, buscando construir um diálogo reflexivo sobre as práticas educacionais e as plataformas como ferramenta de formação e apoio educacional. Foi proposto o uso do framework de forma individual e coletiva. A partir dos dados coletados, realizamos análises dos discursos e documental, à luz do referencial construído. Aplicamos melhorias ao framework, construindo uma proposta imersiva para o desenvolvimento da Validação, com o apoio da ferramenta Genially. A Validação do artefato ocorreu de forma síncrona e assíncrona. Concluímos que, as plataformas educacionais analisadas, em sua maioria, não promovem uma formação para emancipação, considerando seus espaços limitados ao desenvolvimento da autonomia, autoria, construção de diálogos e espaços para reflexão. Foram observadas barreiras inclusivas no âmbito estrutural e social. Mas também, tivemos a oportunidade de discutir plataformas com uma perspectiva de construção da aprendizagem em rede, valorizando a proposição de espaços de troca e formações reflexivas. Com isso, consideramos que o framework pode favorecer um apoio pesquisa formação docente na escolha e na construção de ambiências e dispositivos formativos emancipadores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19,7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlataformas educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFrameworkpt_BR
Título: dc.titleDesign de um framework de análise e desenvolvimento de práticas e plataformas de apoio à inclusãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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