
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Luiz Humberto de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-22T21:30:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-22T21:30:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | LuizHumbertodeOliveiraSouza_DissertaçãoFinal | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972690 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo investiga a utilização das metodologias ativas de ensino nas aulas de História da Escola Monte Horebe, localizada no município de Acará-Pa, a partir de uma inquietação central: a abordagem de ensino tradicionalista adotada na instituição. A problemática identificada foi a prática de ensino do componente curricular de História que se caracteriza pela transmissão passiva de conteúdos, com ênfase na memorização de fatos históricos, sem significado prático para a vida do educando, prática essa, batizada pelo educador Paulo Freire, como "educação bancária". Para abordar esse problema, o estudo foi desenvolvido com uma pesquisa qualitativa, com um foco em estudo de caso realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da referida escola, utilizando a metodologia de pesquisa-ação participante. Foram empregados elementos etnográficos, como observações de campo, entrevistas e anotações do diário de pesquisa. O produto educacional dessa investigação foi uma aula-oficina baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de transformar a prática pedagógica da escola e superar o modelo tradicional de ensino de História ainda em vigor. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10,8 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Metodologias Ativas; Aprendizagem Histórica; Estudos de Caso; Aula-Oficina. | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: estudo de caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no município do Acará-PA. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| LuizHumbertodeOliveiraSouza_DissertaçãoFinal.pdf | 11,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972690/2/LuizHumbertodeOliveiraSouza_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons