Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Márcia Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Domingues, Luís Augusto da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-22T16:12:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-22T16:12:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | A biblioteca como espaço de aprendizagem: oficina de letramento informacional para alunos do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio (CEFET/MG - Campus Araxá). | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972673 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta oficina pedagógica apresenta-se como produto educacional e é resultante da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) vinculado à Linha de Pesquisa em Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e também ao Macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT intitulada “O letramento informacional como prática educativa e a biblioteca como espaço colaborativo no suporte às atividades de pesquisa no curso Técnico em Mineração integrado ao Ensino Médio (CEFET/MG - Campus Araxá)”. Esta oficina foi elaborada para ser desenvolvida com os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Mineração integrado ao ensino médio do CEFET/MG - Campus Araxá a fim de análise de pesquisa de mestrado, porém pode ser replicada com os demais alunos de ensino médio integrado como ainda da Graduação e Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo fomentar o letramento informacional e estimular práticas educativas de pesquisa nos alunos auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades para buscar, selecionar, analisar e utilizar informações de forma ética e emancipatória. Embora existam materiais didáticos, como cartilhas, tutoriais e cadernos digitais, que abordam a busca e o uso da informação priorizou-se por desenvolver uma oficina pedagógica como produto educacional apoiado em uma abordagem mais humanizada e interativa. A oficina pedagógica, enquanto metodologia, permite a integração entre teoria e prática, favorecendo uma experiência de aprendizagem mais dinâmica. A atividade foi realizada no CEFET/MG - Campus Araxá. Durante a oficina, foi possível não apenas abordar teoricamente o tema, mas também conduzir buscas síncronas e orientadas, nas quais cada aluno utilizou um computador para navegar por bases de dados acadêmicas. Além disso, os alunos aprenderam a aplicar estratégias de busca, como operadores booleanos, e foram apresentados aos recursos informacionais disponíveis na instituição.Por fim, este material educacional apresenta um roteiro detalhado da realização da oficina pedagógica, cuja temática foi o letramento informacional e as estratégias de pesquisa com o suporte da biblioteca. Além disso, o material foi concebido de forma a permitir sua reaplicação por bibliotecários e outros profissionais interessados na área. Ressalta-se que sua estrutura é flexível, possibilitando adaptações para diferentes realidades e contextos, a fim de atender às necessidades específicas de cada público. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 32 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | letramento informacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa como Princípio Educativo | pt_BR |
Título: dc.title | A biblioteca como espaço de aprendizagem: oficina de letramento informacional para alunos do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio (CEFET/MG - Campus Araxá). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linha de Pesquisa 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional oficina.pdf | 557,2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972673/2/Produto Educacional oficina.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons