A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA INCLUSIVA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Solange de Farias de-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Carolina Paioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-16T12:07:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-16T12:07:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
identificador: dc.identifier.otherSolange de Farias de Moura - Recursopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972570-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar a interação família-escola na promoção ao desenvolvimento da autonomia e inclusão escolar do aluno com deficiência sob a ótica dos professores e dos familiares. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e teve como instrumento de coleta a aplicação de questionários com profissionais da educação que atuam na Rede Municipal de Araquari - SC, assim como com os familiares dos alunos pertencentes ao público alvo de educação especial – PAEE. O objetivo do instrumento escolhido foi o de investigar e buscar respostas para questionamentos sobre o papel da família no processo de inclusão escolar, temática estudada nesta pesquisa. Os resultados dos questionários revelaram uma preocupação com a ausência de formação continuada para os professores, assim como, preocupação também com as práticas pedagógicas e espaços arquitetônicos condizentes a cada especificidade da criança com deficiência ou transtornos globais. Espera-se que os dados obtidos neste estudo contribuam para a autonomia e inclusão institucional do aluno com deficiência. O presente estudo gerou um Produto Educacional através da elaboração de um Podcast com informações sobre inclusão para professores e familiares. Na perspectiva da teoria ecológica, espera-se que todos os atores educacionais possam contribuir para a interação entre família-escola de forma integral e humanística. Desta forma, a família também poderá ser entendida como um agente promovedor do processo inclusivo escolar. Assim, concluímos que se torna essencial estabelecer a parceria entre família e escola, para que o processo de inclusão escolar aconteça de forma contínua e constante. E finalmente, esse estudo teve como finalidade promover o debate do ensino qualificado, envolvido por profissionais capacitados e familiares engajados no estímulo ao desenvolvimento autônomo e crítico do aluno de inclusão tanto no ambiente institucional como na sociedade. Através das sugestões apresentadas nas respostas do questionário pelos familiares e professores, estes não apenas identificaram lacunas na inclusão escolar, mas também ofereceram possíveis soluções a partir da criação de um ambiente de aprendizado que atenda às necessidades de todos e que promova um espaço inclusivo para o desenvolvimento de cada criança.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent477KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFamíliapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Solange de Farias de Moura - Recurso.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4441477,24 kBAdobe PDF/bitstream/capes/972570/2/Solange de Farias de Moura - Recurso.pdfDownload

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