Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Faria, Sandra Cecilia Jurach | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Manjinski, Everson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martiniak, Vera Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Paula Almeida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-16T11:51:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-16T11:51:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sandra Cecilia Jurach Faria - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972568 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O aumento do número de estudantes com necessidades educacionais específicas na Educação Básica brasileira destaca a importância da educação especial na perspectiva inclusiva, embora essa ainda não seja uma política educacional plenamente compreendida e implementada. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos de inclusão escolar em escolas municipais de São Mateus do Sul/PR, com um enfoque nas práticas dos professores do Ensino Fundamental I. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte professores da rede pública municipal, abrangendo tanto a área rural quanto urbana. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). Os resultados revelaram lacunas significativas na formação inicial e continuada dos professores, especialmente no que se refere ao manejo de necessidades educacionais específicas e à adaptação curricular. Como resposta a essas lacunas, foi desenvolvido um recurso educacional na forma de livro digital, que inclui definições, histórico legislativo, dados estatísticos e uma coletânea de boas práticas em educação inclusiva, baseado nas contribuições dos professores de maneira voluntária. Esse material visa apoiar a formação continuada dos docentes, promovendo uma prática mais inclusiva e efetiva. Os resultados desta pesquisa oferecem subsídios importantes para o aprimoramento das políticas educacionais voltadas à inclusão escolar e sugerem a necessidade de ações formativas mais direcionadas às demandas dos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,99MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equidade | pt_BR |
Título: dc.title | Processos para efetivação da inclusão em escolas municipais de São Mateus do Sul/PR: Olhares para o professor | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sandra Cecilia Jurach Faria - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4479 | 2,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972568/2/Sandra Cecilia Jurach Faria - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons