Processos para efetivação da inclusão em escolas municipais de São Mateus do Sul/PR: Olhares para o professor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFaria, Sandra Cecilia Jurach-
Autor(es): dc.contributor.authorManjinski, Everson-
Autor(es): dc.contributor.authorMartiniak, Vera Lúcia-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Paula Almeida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-16T11:51:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-16T11:51:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherSandra Cecilia Jurach Faria - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972568-
Resumo: dc.description.abstractO aumento do número de estudantes com necessidades educacionais específicas na Educação Básica brasileira destaca a importância da educação especial na perspectiva inclusiva, embora essa ainda não seja uma política educacional plenamente compreendida e implementada. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos de inclusão escolar em escolas municipais de São Mateus do Sul/PR, com um enfoque nas práticas dos professores do Ensino Fundamental I. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte professores da rede pública municipal, abrangendo tanto a área rural quanto urbana. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). Os resultados revelaram lacunas significativas na formação inicial e continuada dos professores, especialmente no que se refere ao manejo de necessidades educacionais específicas e à adaptação curricular. Como resposta a essas lacunas, foi desenvolvido um recurso educacional na forma de livro digital, que inclui definições, histórico legislativo, dados estatísticos e uma coletânea de boas práticas em educação inclusiva, baseado nas contribuições dos professores de maneira voluntária. Esse material visa apoiar a formação continuada dos docentes, promovendo uma prática mais inclusiva e efetiva. Os resultados desta pesquisa oferecem subsídios importantes para o aprimoramento das políticas educacionais voltadas à inclusão escolar e sugerem a necessidade de ações formativas mais direcionadas às demandas dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,99MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquidadept_BR
Título: dc.titleProcessos para efetivação da inclusão em escolas municipais de São Mateus do Sul/PR: Olhares para o professorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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