Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pimentel, Pedro Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes Neto, José Laudelino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-16T01:13:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-16T01:13:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | CONSTRUCT_3 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972566 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é fruto da dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), intitulada “Gamificação na Educação Matemática: Desenvolvimento de Jogos 2D no Construct 3 para Engajar Nativos Digitais”. A dissertação teve como objetivo integrar recursos tecnológicos ao ensino de matemática, com foco no engajamento de estudantes nativos digitais e na promoção de uma aprendizagem significativa através das Metodologias Ativas. Além disso, o trabalho oferece a possibilidade de os próprios estudantes construírem seus jogos, com o auxílio do professor em uma disciplina eletiva, por exemplo, permitindo um aprendizado mais ativo e prático. Embora o escopo principal do trabalho seja voltado para o ensino médio, os recursos e metodologias podem ser adaptados e aplicados também ao ensino fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,92 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | jogos 2D | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construct 3 | pt_BR |
Título: dc.title | Jogo digital para o ensino de plano cartesiano e função afim | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CONSTRUCT_3.pdf | Recurso educacional sobre o uso de jogos digitais na educação básica. | 4,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972566/2/CONSTRUCT_3.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons