Desafios e possibilidades na sala de recursos multifuncional para alunos com altas habilidades/superdotação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLovatto, Regis Luciane-
Autor(es): dc.contributor.authorPisacco, Nelba Maria Teixeira-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Karen-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Marcia Raika e Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-15T13:39:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-15T13:39:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-24-
identificador: dc.identifier.otherRegis Luciane Lovatto - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972545-
Resumo: dc.description.abstractAlunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são concebidos como sujeitos da Educação Especial e demandam Atendimento Educacional Especializado (AEE). A invisibilidade que envolve as AH/SD gera demandas de formação para a prática pedagógica de professores que atuam neste contexto. Esta dissertação tem por objetivo geral investigar subsídios teórico-práticos que contribuam para atuação do professor na Sala de Recursos Multifuncional de alunos com altas habilidades/superdotação e sistematizá-los em um curso de formação de professores. Utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa translacional em educação, que busca propiciar a compreensão da prática através da teoria e reaplicar o conhecimento ao desenvolver o curso de formação de professores destinado à prática pedagógica. O lócus do estudo foi uma escola municipal de um município a oeste do Paraná. A amostra foi composta por 15 professores, sendo 13 professoras e 2 professores da Educação Básica atuantes no AEE em SRM. Empregou-se a análise qualitativa dos dados e indicadores obtidos na revisão da literatura com embasamento teórico em Renzulli (2004, 2008, 2018), na análise documental, considerando as políticas públicas sobre a inclusão desses alunos no recorte do ano de 1961 a 2023, nos documentos normativos que orientam a atividade docente em SRM no Paraná, no desenvolvimento de um curso de formação de professores como Recurso Educacional (RE) e nas respostas aos questionários de levantamento de demandas e de validação do curso. A partir das demandas educacionais coletadas, obtiveram-se indicativos para desenvolver um RE, um curso livre na modalidade de Educação a Distância, que subsidia a prática pedagógica inclusiva e orienta a formação de professores para o contexto da AEE em SRM AH/SD. A avaliação do RE sinalizou contribuições à formação continuada dos professores para o trabalho pedagógico no AEE, que responde às reais necessidades dos alunos matriculados na SRM AH/SD. Obteve-se, com a avaliação, índice 4,86 (excelente) na escala Likert de 1 a 5 como indicador de qualidade geral do RE desenvolvido. Os resultados destacam a importância da pesquisa translacional, a qual possibilitou transladar conhecimentos científicos em conhecimento aplicável, por meio do desenvolvimento do RE. A pesquisa possibilitou, a partir do referencial utilizado, identificar estratégias inclusivas com a utilização do Plano Educacional Individualizado - PEI (Brasil, 2023) e do Modelo Triádico de Enriquecimento (Renzulli 2004, 2014). Por meio da análise documental, constatou-se que as Políticas Públicas contemplam, em sua maioria, as necessidades educacionais dos estudantes com AH/SD, mas registra-se aqui a necessidade de meios para sua efetivação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,84MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial Inclusivapt_BR
Título: dc.titleDesafios e possibilidades na sala de recursos multifuncional para alunos com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Regis Luciane Lovatto - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44454,97 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972545/2/Regis Luciane Lovatto - Dissertação.pdfDownload

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