DOCUMENTO NORTEADOR: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO NAS ESCOLAS DO CAMPO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMeira, Regiane Freitas Pereira de-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Maria Antônia de-
Autor(es): dc.contributor.authorFoltran, Elenice Parise-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, João Henrique da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-15T13:10:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-15T13:10:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-19-
identificador: dc.identifier.otherRegiane Freitas Pereira de Meira - Recursopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972529-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta como questionamento principal: de que modo a prática pedagógica envolvendo o multiletramento pode contribuir para a formação educacional dos estudantes com deficiência intelectual e autismo em escolas do campo, principalmente na Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, localizada no município de Campo Largo, PR? O objetivo geral é compreender como a prática pedagógica envolvendo o multiletramento contribui para a formação de estudantes com deficiência intelectual e autismo nessa instituição. São objetivos específicos: conhecer a realidade educacional e a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro para estudantes com deficiência intelectual e autismo; compreender as possibilidades e desafios da prática pedagógica para estudantes com deficiência intelectual e autismo em escolas do campo, por meio da pedagogia do multiletramento; e propor aos docentes a realização de prática pedagógica baseada no multiletramento para estudantes com deficiência intelectual e autismo em escolas do campo. Como recurso educacional, a proposta da pesquisa é desenvolver um documento norteador com estratégias de ensino que incluam o multiletramento e possam auxiliar na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual e autismo. A metodologia considera uma abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, envolvendo levantamentos bibliográficos e trabalho de campo mediante estudo com grupo focal de professores de estudantes autistas e com deficiência intelectual. Esse processo se baseia em uma construção crítico-reflexiva fundamentada em teorias de pesquisadores sobre multiletramento (Roxane Rojo), Educação do Campo (Miguel Arroyo; Roseli Caldart; Mônica Molina) e prática pedagógica (Maria Antônia de Souza). Os diálogos no grupo focal ocorreram em torno dos seguintes temas: Escolas do Campo, políticas públicas, prática pedagógica e Educação Especial no Campo. A partir dessa análise, levantamos dados para a criação do recurso educacional intitulado “Documento norteador: Estratégias de ensino na inclusão de estudantes com deficiência intelectual e autismo nas Escolas do Campo”, que traz estratégias para o trabalho com esses estudantes, conforme as discussões levantadas pelo grupo focal. Entendemos que é possível realizar um trabalho no qual esses dois grupos de estudantes se beneficiem, utilizando estratégias de ensino que podem ser aplicadas a toda a classe, envolvendo conceitos básicos para o desenvolvimento humano e garantindo, assim, a inclusão de estudantes com deficiência intelectual e autismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,54MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscolas do Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual e autismopt_BR
Título: dc.titleDOCUMENTO NORTEADOR: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO NAS ESCOLAS DO CAMPOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons