Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Meira, Regiane Freitas Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Maria Antônia de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Foltran, Elenice Parise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, João Henrique da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-15T13:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-15T13:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Regiane Freitas Pereira de Meira - Recurso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972529 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta como questionamento principal: de que modo a prática pedagógica envolvendo o multiletramento pode contribuir para a formação educacional dos estudantes com deficiência intelectual e autismo em escolas do campo, principalmente na Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, localizada no município de Campo Largo, PR? O objetivo geral é compreender como a prática pedagógica envolvendo o multiletramento contribui para a formação de estudantes com deficiência intelectual e autismo nessa instituição. São objetivos específicos: conhecer a realidade educacional e a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro para estudantes com deficiência intelectual e autismo; compreender as possibilidades e desafios da prática pedagógica para estudantes com deficiência intelectual e autismo em escolas do campo, por meio da pedagogia do multiletramento; e propor aos docentes a realização de prática pedagógica baseada no multiletramento para estudantes com deficiência intelectual e autismo em escolas do campo. Como recurso educacional, a proposta da pesquisa é desenvolver um documento norteador com estratégias de ensino que incluam o multiletramento e possam auxiliar na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual e autismo. A metodologia considera uma abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, envolvendo levantamentos bibliográficos e trabalho de campo mediante estudo com grupo focal de professores de estudantes autistas e com deficiência intelectual. Esse processo se baseia em uma construção crítico-reflexiva fundamentada em teorias de pesquisadores sobre multiletramento (Roxane Rojo), Educação do Campo (Miguel Arroyo; Roseli Caldart; Mônica Molina) e prática pedagógica (Maria Antônia de Souza). Os diálogos no grupo focal ocorreram em torno dos seguintes temas: Escolas do Campo, políticas públicas, prática pedagógica e Educação Especial no Campo. A partir dessa análise, levantamos dados para a criação do recurso educacional intitulado “Documento norteador: Estratégias de ensino na inclusão de estudantes com deficiência intelectual e autismo nas Escolas do Campo”, que traz estratégias para o trabalho com esses estudantes, conforme as discussões levantadas pelo grupo focal. Entendemos que é possível realizar um trabalho no qual esses dois grupos de estudantes se beneficiem, utilizando estratégias de ensino que podem ser aplicadas a toda a classe, envolvendo conceitos básicos para o desenvolvimento humano e garantindo, assim, a inclusão de estudantes com deficiência intelectual e autismo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,54MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas do Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual e autismo | pt_BR |
Título: dc.title | DOCUMENTO NORTEADOR: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO NAS ESCOLAS DO CAMPO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Regiane Freitas Pereira de Meira - Recurso.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4380 | 7,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972529/2/Regiane Freitas Pereira de Meira - Recurso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons