O trabalho colaborativo entre profissionais do AEE e do ensino regular e seu papel formativo para o apoio à inclusão escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBenedetti, Rafaella Hanauer-
Autor(es): dc.contributor.authorManjiski, Everson-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rita de Cássia da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Marineiva Moro Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-15T12:54:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-15T12:54:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherRafaella Hanauer Benedetti - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972527-
Resumo: dc.description.abstractO apoio pedagógico especializado para os profissionais que atuam em salas de aula no ensino regular tem se mostrado cada vez mais necessário. Em resposta a essa demanda, as práticas colaborativas entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os profissionais que atendem os educandos no ensino regular podem ser um modelo de trabalho produtivo. Ao considerar a relevância destas proposições, este estudo qualitativo de caráter exploratório teve como objetivo investigar experiências práticas de trabalho colaborativo realizadas em escolas municipais de um município de grande porte da Região Metropolitana de Curitiba/PR, no atendimento dos educandos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino regular e na Sala de Recursos Multifuncionais (SRMF). A partir dessas reflexões a pesquisa parte da seguinte pergunta: como a escola pode melhor atender as especificidades do educando PAEE, trabalhando de forma colaborativa entre ensino regular e SRMF? Além disso, busca analisar as tentativas provenientes dessa parceria, em busca de minimizar as barreiras educacionais no contexto escolar. Os resultados indicam a importância do trabalho colaborativo para ambas as partes no processo de ensino e aprendizagem, sendo este um possibilitador para o co- planejamento e a ampliação do conhecimento dos profissionais envolvidos, com avanços visíveis observados durante o processo a partir do compartilhamento dos resultados e do processo formativo estabelecido por meio dessa parceria. Este estudo reforça a relevância da parceria para a construção de um modelo de trabalho pedagógico mais rico e significativo, além de destacar a necessidade da formação continuada e colaborativa como caminho para melhorar a qualidade do ensino inclusivo, atendendo às diferentes necessidades educacionais especiais apresentadas pelos educandos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,74MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas colaborativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprocesso formativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectatendimento educacional especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino regularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleO trabalho colaborativo entre profissionais do AEE e do ensino regular e seu papel formativo para o apoio à inclusão escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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