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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Benedetti, Rafaella Hanauer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Manjiski, Everson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rita de Cássia da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Marineiva Moro Campos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-15T12:54:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-15T12:54:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rafaella Hanauer Benedetti - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972527 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O apoio pedagógico especializado para os profissionais que atuam em salas de aula no ensino regular tem se mostrado cada vez mais necessário. Em resposta a essa demanda, as práticas colaborativas entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os profissionais que atendem os educandos no ensino regular podem ser um modelo de trabalho produtivo. Ao considerar a relevância destas proposições, este estudo qualitativo de caráter exploratório teve como objetivo investigar experiências práticas de trabalho colaborativo realizadas em escolas municipais de um município de grande porte da Região Metropolitana de Curitiba/PR, no atendimento dos educandos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino regular e na Sala de Recursos Multifuncionais (SRMF). A partir dessas reflexões a pesquisa parte da seguinte pergunta: como a escola pode melhor atender as especificidades do educando PAEE, trabalhando de forma colaborativa entre ensino regular e SRMF? Além disso, busca analisar as tentativas provenientes dessa parceria, em busca de minimizar as barreiras educacionais no contexto escolar. Os resultados indicam a importância do trabalho colaborativo para ambas as partes no processo de ensino e aprendizagem, sendo este um possibilitador para o co- planejamento e a ampliação do conhecimento dos profissionais envolvidos, com avanços visíveis observados durante o processo a partir do compartilhamento dos resultados e do processo formativo estabelecido por meio dessa parceria. Este estudo reforça a relevância da parceria para a construção de um modelo de trabalho pedagógico mais rico e significativo, além de destacar a necessidade da formação continuada e colaborativa como caminho para melhorar a qualidade do ensino inclusivo, atendendo às diferentes necessidades educacionais especiais apresentadas pelos educandos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,74MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas colaborativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | processo formativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | atendimento educacional especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino regular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão escolar | pt_BR |
Título: dc.title | O trabalho colaborativo entre profissionais do AEE e do ensino regular e seu papel formativo para o apoio à inclusão escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Rafaella Hanauer Benedetti - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4437 | 1,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972527/2/Rafaella Hanauer Benedetti - Dissertação.pdfDownload |
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