Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, SILVIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-14T14:27:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-14T14:27:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | O PROGRAMA PROFESSOR MENTOR 2024 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Programa Professor Mentor 2024, implantado na Escola Estadual Professora Anaías de Lima Andrade, em Maceió-AL, visa oferecer suporte acadêmico, emocional e profissional a estudantes do ensino médio, especialmente da 3ª série. Desenvolvido pela FAPEAL em parceria com a SEDUC/AL, o programa busca reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso ao ensino superior, promovendo uma formação integral conforme os princípios da BNCC. A iniciativa conta com coordenadores, professores mentores e alunos monitores, atuando de forma colaborativa para acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes. Fundamentado em teorias de Paulo Freire, Goleman e Vygotsky, o programa valoriza a aprendizagem significativa, a inteligência emocional e o protagonismo juvenil. As ações incluem leitura, resolução de problemas e elaboração de projetos que envolvem temas como sustentabilidade, cultura digital e responsabilidade social. Relatórios e fichas de acompanhamento permitem monitorar o progresso dos alunos, promovendo intervenções pedagógicas assertivas. Os resultados apontam avanços nas áreas cognitivas e socioemocionais, revelando o impacto positivo da proposta na vida escolar e pessoal dos alunos. Assim, o programa se destaca como uma prática inovadora que fortalece o vínculo entre escola e comunidade, contribuindo para a transformação da realidade educacional local. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 595KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO MEDIO, ENEM, MENTORIA | pt_BR |
Título: dc.title | O PROGRAMA PROFESSOR MENTOR 2024 E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE/EM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESC. EST. PROF.ª ANAÍAS DE LIMA ANDRADE, MACEIÓ/AL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS SUAS TECNOLOGIAS E O MERCADO DE TRABALHO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O PROGRAMA PROFESSOR MENTOR 2024.pdf | TCC | 594,03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972500/2/O PROGRAMA PROFESSOR MENTOR 2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons