O PROGRAMA PROFESSOR MENTOR 2024 E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE/EM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESC. EST. PROF.ª ANAÍAS DE LIMA ANDRADE, MACEIÓ/AL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, SILVIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-14T14:27:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-14T14:27:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-14-
identificador: dc.identifier.otherO PROGRAMA PROFESSOR MENTOR 2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972500-
Resumo: dc.description.abstractO Programa Professor Mentor 2024, implantado na Escola Estadual Professora Anaías de Lima Andrade, em Maceió-AL, visa oferecer suporte acadêmico, emocional e profissional a estudantes do ensino médio, especialmente da 3ª série. Desenvolvido pela FAPEAL em parceria com a SEDUC/AL, o programa busca reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso ao ensino superior, promovendo uma formação integral conforme os princípios da BNCC. A iniciativa conta com coordenadores, professores mentores e alunos monitores, atuando de forma colaborativa para acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes. Fundamentado em teorias de Paulo Freire, Goleman e Vygotsky, o programa valoriza a aprendizagem significativa, a inteligência emocional e o protagonismo juvenil. As ações incluem leitura, resolução de problemas e elaboração de projetos que envolvem temas como sustentabilidade, cultura digital e responsabilidade social. Relatórios e fichas de acompanhamento permitem monitorar o progresso dos alunos, promovendo intervenções pedagógicas assertivas. Os resultados apontam avanços nas áreas cognitivas e socioemocionais, revelando o impacto positivo da proposta na vida escolar e pessoal dos alunos. Assim, o programa se destaca como uma prática inovadora que fortalece o vínculo entre escola e comunidade, contribuindo para a transformação da realidade educacional local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent595KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINO MEDIO, ENEM, MENTORIApt_BR
Título: dc.titleO PROGRAMA PROFESSOR MENTOR 2024 E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE/EM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESC. EST. PROF.ª ANAÍAS DE LIMA ANDRADE, MACEIÓ/ALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS SUAS TECNOLOGIAS E O MERCADO DE TRABALHOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons