A Escola e a Prática da Solidariedade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Unincorpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Leonardo Watson dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTANA, Zionel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-12T23:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-12T23:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued21-09-21-
identificador: dc.identifier.otherA- Escola e a Prática da -Solidariedadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972476-
Resumo: dc.description.abstractPráticas solidárias escolares: ensinando alunos, formando cidadãos’. O trabalho em pauta é a síntese dos conteúdos de três exigências do Mestrado Profissional em Planejamento, Gestão e Ensino da Universidade do Vale do Rio Verde (Unincor): a dissertação de mestrado, o estágio obrigatório supervisionado em uma instituição privada de educação básica e a elaboração de um produto técnico tecnológico (cartilha pedagógica). O objetivo é demonstrar que a escola, de forma explícita ou implicitamente, trabalha, em suas práticas pedagógicas, o valor da solidariedade. A pesquisa bibliográfica que embasou os conceitos a respeito da solidariedade teve como base as teses de Émile Durkheim, de Ernst Tugenhadt e de Jürgen Habermas. No campo normativo, o referencial teórico buscou suas fontes na Constituição Federal (CF), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as quais privilegiam a solidariedade como um valor intrínseco à convivência em sociedade e que deve perpassar os processos educacionais. Na esteira do desenvolvimento do trabalho, faz-se um pequeno recorte do corpus da dissertação em que é possível demonstrar que, em algumas disciplinas do ensino médio analisadas - mais especificamente a Sociologia, a Educação Física, a Língua Portuguesa (Português) e a Produção Textual - perpassa-se, de forma isolada ou de maneira interdisciplinar, o valor da solidariedade nas atividades discentes. Como síntese, verifica-se que a escola – sem a pretensa intenção de substituir a família - é um ambiente propício ao fortalecimento das relações pessoais mediante práticas solidárias que remetem à real compreensão do indivíduo como integrante da sociedade e futuro cidadão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.747pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subject.Solidariedadept_BR
Palavras-chave: dc.subject. Práticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadãopt_BR
Título: dc.titleA Escola e a Prática da Solidariedadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Gestão, Planejamento e Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGestão Empreendedora do Ensinopt_BR
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