Saberes e Dizeres educacionais contemporâneos: Contextos interdisciplinares da gestão do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Arlindo Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Luiz Carlos Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorMilan, Davi-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Edna Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSchon, Gislaine-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Adriano Ricardo de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Herica Pimenta Redlinski-
Autor(es): dc.contributor.authorLuz, Renato Henrique da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-12T15:34:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-12T15:34:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-12-
identificador: dc.identifier.otherSaberes e Dizeres educacionais contemporâneospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972475-
Resumo: dc.description.abstractVivemos em uma era marcada por transformações profundas nas estruturas sociais, culturais e educacionais, nas quais o direito à educação de qualidade, inclusiva e equitativa, conforme preconizado pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas, 2015), emerge como um dos grandes desafios e compromissos da contemporaneidade. No centro dessa agenda, está o imperativo de incluir todas as pessoas, em especial aquelas historicamente marginalizadas pelo sistema educacional, como os estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades, identidades culturais diversas e grupos minorizados. Neste contexto, a presente obra, "Saberes e Dizeres educacionais contemporâneos: Contextos interdisciplinares da gestão do conhecimento", se constitui como uma contribuição significativa e necessária para os estudos em educação, ao reunir autores e autoras comprometidos com a construção de uma prática pedagógica que transcenda os limites da homogeneização e do modelo tradicional excludente. A coletânea reflete um esforço coletivo por pensar a escola como espaço de acolhimento, reconhecimento e valorização das diferenças, no qual a formação docente se apresenta como eixo central para o êxito de uma educação inclusiva, crítica e transformadora. A fundamentação teórica da obra está enraizada na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1991), que compreende o desenvolvimento humano como processo social e mediado culturalmente, valorizando a linguagem, o afeto e a interação como instrumentos de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a inclusão não é apenas um direito legal, mas uma prática pedagógica intencional, que exige conhecimento, sensibilidade e compromisso com a justiça social. Os capítulos que compõem este livro abordam temáticas cruciais da realidade escolar contemporânea: alfabetização e letramento de estudantes com TEA; interculturalidade e respeito às diferenças socioculturais; resignificação das representações sociais de estudantes surdos; desafios da inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação e transtornos mentais; políticas públicas de inclusão; uso de tecnologias digitais e assistivas; e o papel do pedagogo diante das transformações exigidas pela chamada Educação 4.0. Com clareza, consistência e sensibilidade, os autores e autoras aqui reunidos constroem um panorama rico e diversificado, que possibilita ao leitor refletir criticamente sobre os paradigmas da educação inclusiva, assim como sobre os caminhos possíveis para superar barreiras atitudinais, metodológicas e institucionais ainda presentes no cotidiano escolar. Mais do que uma simples reunião de textos acadêmicos, esta obra propõe-se a ser um instrumento formativo, dialógico e provocativo, que inspira práticas educativas comprometidas com a dignidade humana, com a equidade e com o respeito às singularidades dos sujeitos. Por isso, convido o(a) leitor(a) a acolher esta obra como se acolhe uma interlocução potente e transformadora. Que cada capítulo sirva de ponto de partida para novos olhares, novas práticas e, sobretudo, novas possibilidades de ensino e aprendizagem no cenário da educação inclusiva. Que este livro possa contribuir para a formação de educadores mais humanos, críticos e comprometidos com o direito inalienável de todos à aprendizagem. Boa leitura, boas reflexões e boas práticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2043pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática - Métodos de ensino instrução e estudopt_BR
Título: dc.titleSaberes e Dizeres educacionais contemporâneos: Contextos interdisciplinares da gestão do conhecimentopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.