Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Arlindo Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Luiz Carlos Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Milan, Davi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Edna Maria da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schon, Gislaine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Adriano Ricardo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Herica Pimenta Redlinski | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Luz, Renato Henrique da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-12T15:34:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-12T15:34:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Saberes e Dizeres educacionais contemporâneos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972475 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Vivemos em uma era marcada por transformações profundas nas estruturas sociais, culturais e educacionais, nas quais o direito à educação de qualidade, inclusiva e equitativa, conforme preconizado pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas, 2015), emerge como um dos grandes desafios e compromissos da contemporaneidade. No centro dessa agenda, está o imperativo de incluir todas as pessoas, em especial aquelas historicamente marginalizadas pelo sistema educacional, como os estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades, identidades culturais diversas e grupos minorizados. Neste contexto, a presente obra, "Saberes e Dizeres educacionais contemporâneos: Contextos interdisciplinares da gestão do conhecimento", se constitui como uma contribuição significativa e necessária para os estudos em educação, ao reunir autores e autoras comprometidos com a construção de uma prática pedagógica que transcenda os limites da homogeneização e do modelo tradicional excludente. A coletânea reflete um esforço coletivo por pensar a escola como espaço de acolhimento, reconhecimento e valorização das diferenças, no qual a formação docente se apresenta como eixo central para o êxito de uma educação inclusiva, crítica e transformadora. A fundamentação teórica da obra está enraizada na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1991), que compreende o desenvolvimento humano como processo social e mediado culturalmente, valorizando a linguagem, o afeto e a interação como instrumentos de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a inclusão não é apenas um direito legal, mas uma prática pedagógica intencional, que exige conhecimento, sensibilidade e compromisso com a justiça social. Os capítulos que compõem este livro abordam temáticas cruciais da realidade escolar contemporânea: alfabetização e letramento de estudantes com TEA; interculturalidade e respeito às diferenças socioculturais; resignificação das representações sociais de estudantes surdos; desafios da inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação e transtornos mentais; políticas públicas de inclusão; uso de tecnologias digitais e assistivas; e o papel do pedagogo diante das transformações exigidas pela chamada Educação 4.0. Com clareza, consistência e sensibilidade, os autores e autoras aqui reunidos constroem um panorama rico e diversificado, que possibilita ao leitor refletir criticamente sobre os paradigmas da educação inclusiva, assim como sobre os caminhos possíveis para superar barreiras atitudinais, metodológicas e institucionais ainda presentes no cotidiano escolar. Mais do que uma simples reunião de textos acadêmicos, esta obra propõe-se a ser um instrumento formativo, dialógico e provocativo, que inspira práticas educativas comprometidas com a dignidade humana, com a equidade e com o respeito às singularidades dos sujeitos. Por isso, convido o(a) leitor(a) a acolher esta obra como se acolhe uma interlocução potente e transformadora. Que cada capítulo sirva de ponto de partida para novos olhares, novas práticas e, sobretudo, novas possibilidades de ensino e aprendizagem no cenário da educação inclusiva. Que este livro possa contribuir para a formação de educadores mais humanos, críticos e comprometidos com o direito inalienável de todos à aprendizagem. Boa leitura, boas reflexões e boas práticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2043 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática - Métodos de ensino instrução e estudo | pt_BR |
Título: dc.title | Saberes e Dizeres educacionais contemporâneos: Contextos interdisciplinares da gestão do conhecimento | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Saberes e Dizeres educacionais contemporâneos.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972475/2/Saberes e Dizeres educacionais contemporâneos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons