TOUCH BRAILLE: Tecnologia Assistiva para Leitura e Escrita Braille

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRuela, Margit Regina Herrmann-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Ariangelo Hauer-
Autor(es): dc.contributor.authorFoltran, Elenice Parise-
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiro, Cícera Aparecida Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-11T14:23:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-11T14:23:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
identificador: dc.identifier.otherMargit Regina Herrmann Ruela - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972467-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma discussão sobre a tecnologia assistiva e o ensino e aprendizagem Braille, para pessoas com deficiência visual, professores e familiares, o objetivo específico é identificar como o ensino Braille acessível pode contribuir para o ensino aprendizagem promovendo a inclusão de todos. A pesquisa foi elaborada e aplicada na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, município de Marechal Cândido Rondon- Paraná, com professores do ensino regular, professora do Atendimento Educacional Especializado, coordenação pedagógica e direção escolar. Como instrumento para coleta de dados e análises, foi utilizado um questionário elaborado e aplicado via Google Forms, com o propósito de obter informações sobre o conhecimento do ensino Braille entre os entrevistados. Tendo como o objetivo geral da pesquisa, identificar e analisar, estratégias e possibilidades da reflexão da prática pedagógica, orientando suas ações e intenções educacionais para fortalecer as práticas a inclusão escolar desse público específico da educação especial, para o ensino e o aprendizado Braille por meio de um aplicativo. A metodologia empregada foi de natureza exploratória e descritiva com enfoque qualitativo, permitindo uma análise profunda das percepções e experiências dos envolvidos. A análise dos dados se deu através da construção de um diálogo entre a problemática suscitada, a literatura e os objetivos do trabalho. Diante do observado e considerando que os avanços tecnológicos apontam para novos recursos e ferramentas que podem ser utilizados ao acesso do conhecimento, para o produto educacional proposto, criou-se um aplicativo, “Braille para Todos”, que visa atender as possibilidades da aplicabilidade do ensino Braille no formato digital para ensino Braille, com o desenvolvimento do software. A justificativa deste estudo apresenta os motivos que levaram à escolha desse tema, demonstrando o potencial positivo da tecnologia Háptica, que permite a interação tátil entre o usuário e um sistema, incluindo vibrações, proporcionando uma experiência mais imersiva e realista. A pesquisa contempla o Design Science Research (DSR), que é um método de pesquisa avançado da ciência e tecnologia o qual, quando corretamente aplicado, torna-se um poderoso aliado na educação inclusiva, especialmente no ensino do sistema Braille.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,70MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBraillept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Hápticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
Título: dc.titleTOUCH BRAILLE: Tecnologia Assistiva para Leitura e Escrita Braillept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons