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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ruela, Margit Regina Herrmann | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Ariangelo Hauer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Foltran, Elenice Parise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, Cícera Aparecida Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-11T14:23:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-11T14:23:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Margit Regina Herrmann Ruela - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972467 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma discussão sobre a tecnologia assistiva e o ensino e aprendizagem Braille, para pessoas com deficiência visual, professores e familiares, o objetivo específico é identificar como o ensino Braille acessível pode contribuir para o ensino aprendizagem promovendo a inclusão de todos. A pesquisa foi elaborada e aplicada na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, município de Marechal Cândido Rondon- Paraná, com professores do ensino regular, professora do Atendimento Educacional Especializado, coordenação pedagógica e direção escolar. Como instrumento para coleta de dados e análises, foi utilizado um questionário elaborado e aplicado via Google Forms, com o propósito de obter informações sobre o conhecimento do ensino Braille entre os entrevistados. Tendo como o objetivo geral da pesquisa, identificar e analisar, estratégias e possibilidades da reflexão da prática pedagógica, orientando suas ações e intenções educacionais para fortalecer as práticas a inclusão escolar desse público específico da educação especial, para o ensino e o aprendizado Braille por meio de um aplicativo. A metodologia empregada foi de natureza exploratória e descritiva com enfoque qualitativo, permitindo uma análise profunda das percepções e experiências dos envolvidos. A análise dos dados se deu através da construção de um diálogo entre a problemática suscitada, a literatura e os objetivos do trabalho. Diante do observado e considerando que os avanços tecnológicos apontam para novos recursos e ferramentas que podem ser utilizados ao acesso do conhecimento, para o produto educacional proposto, criou-se um aplicativo, “Braille para Todos”, que visa atender as possibilidades da aplicabilidade do ensino Braille no formato digital para ensino Braille, com o desenvolvimento do software. A justificativa deste estudo apresenta os motivos que levaram à escolha desse tema, demonstrando o potencial positivo da tecnologia Háptica, que permite a interação tátil entre o usuário e um sistema, incluindo vibrações, proporcionando uma experiência mais imersiva e realista. A pesquisa contempla o Design Science Research (DSR), que é um método de pesquisa avançado da ciência e tecnologia o qual, quando corretamente aplicado, torna-se um poderoso aliado na educação inclusiva, especialmente no ensino do sistema Braille. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,70MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Braille | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Háptica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
Título: dc.title | TOUCH BRAILLE: Tecnologia Assistiva para Leitura e Escrita Braille | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Margit Regina Herrmann Ruela - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4466 | 6,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972467/2/Margit Regina Herrmann Ruela - Dissertação.pdfDownload |
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