Epilepsia na Educação Infantil: Desafios e possibilidades para a inclusão escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Ismenia Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Karen-
Autor(es): dc.contributor.authorMeletti, Silvia Márcia Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorFoltran, Elenice Parise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-11T12:32:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-11T12:32:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
identificador: dc.identifier.otherIsmenia Lopes Oliveira - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972460-
Resumo: dc.description.abstractA epilepsia é uma condição neurológica complexa que se manifesta por meio de crises epilépticas, afetando a atividade elétrica do cérebro e impactando a qualidade de vida das pessoas que convivem com essa condição. Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva” e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem – GEP-ProA. Tem como objetivo investigar as percepções, atitudes e conhecimentos dos professores sobre a epilepsia, visando identificar os aspectos pertinentes a serem contemplados em recurso educacional sobre o tema. O estudo baseou-se na metodologia Design-Based Research (DBR) ou Pesquisa de Desenvolvimento. Participaram da pesquisa 14 professoras de uma escola municipal na Grande São Paulo, selecionadas com base no critério de serem docentes da Educação Infantil. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários em formato Google Forms, um para coleta de dados sobre o perfil das participantes e suas percepções das pessoas com epilepsia, e outro para validação do ebook. O primeiro questionário foi organizado em duas partes: a primeira abordou aspectos conceituais e atitudinais, buscando identificar mitos e crenças sobre a epilepsia, além de sentimentos e comportamentos das participantes. Já a segunda parte focou em questões relacionadas à aprendizagem e ao rendimento escolar de crianças com epilepsia. O segundo questionário abrangeu aspectos sobre conteúdo, organização, estrutura, design, formatação, satisfação geral e comentários adicionais sobre o recurso educacional. Os resultados apontaram que, embora a maioria das participantes possua um conhecimento básico sobre epilepsia, desconhecem os procedimentos adequados para lidar com crises epilépticas, e reconhecem que a participação ativa nas aulas é fundamental para o bom desempenho escolar das crianças com epilepsia. Com base nestes dados foi elaborado e disponibilizado um ebook informativo sobre epilepsia e o processo ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,43MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEpilepsiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Título: dc.titleEpilepsia na Educação Infantil: Desafios e possibilidades para a inclusão escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Ismenia Lopes Oliveira - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44653.51 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972460/2/Ismenia Lopes Oliveira - Dissertação.pdfDownload

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