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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Gracieli Ribeiro Antunes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Ariangelo Hauer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Karen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Böck, Geisa Letícia Kempfer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-11T11:48:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-11T11:48:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gracieli Ribeiro Antunes da Silva - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972458 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender o histórico da Educação Inclusiva no âmbito da Educação Básica e seus desdobramentos na atualidade, e as contribuições do DUA para ressignificação do conceito de inclusão na atuação docente. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório de abordagem qualitativa, inicialmente buscou-se através das pesquisas bibliográfica e documental estudos teóricos sobre os principais documentos nacionais e internacionais que nortearam a implementação da Educação Inclusiva no Brasil, bem como estudos científicos sobre a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA e sua aplicabilidade na atuação docente. Os resultados iniciais evidenciaram que o conceito de Educação Inclusiva difundiu-se a partir das transformações educacionais ocorridas na década de noventa, das quais surgiram documentos internacionais como a declaração de Salamanca (BRASIL,1994) que influenciaram na formulação da legislação educacional brasileira, na qual vinculou-se Educação Inclusiva de forma quase que exclusiva ao direito do estudante com deficiência frequentar o ensino comum, através da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL/2008b). No entanto percebeu-se um movimento em busca de uma ressignificação desse termo, considerando sua abrangência conceitual não estar sendo contemplada nas ações implementadas, o que vem ocasionando outras formas de discriminação e exclusão aos estudantes com ou sem deficiência, principalmente aqueles pertencentes a outras minorias. Constatou-se também, evidências científicas que testificaram a aplicabilidade do DUA na atuação docente, e que através do planejamento alinhado aos princípios e Diretrizes do DUA, o professor poderá ressignificar o conceito de educação inclusiva em sua atuação, e somando-se à processos formativos contextualizados, também contribuirá para que se alcance os objetivos explícitos na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como o ideal de “Educação para Todos” proposto nos documentos que antecederam e embasaram essa política. Portanto, a partir desses direcionamentos e constatações científicas, percebe-se a necessidade de investigar caracterizar de forma contextualizada as percepções docentes em relação aos conceitos de Educação Inclusiva, DUA e ainda sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação (TDIC’s) na atuação docente. Para isso foi aplicado um questionário aos docentes da rede municipal de ensino do munícipio de Foz do Iguaçu, Paraná, que atuam no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais. A interpretação dos resultados obtidos com o questionário, constatou de forma local, que um percentual significativo de docentes alia o termo Educação Inclusiva diretamente a escolarização do estudante com deficiência na escola comum, e cerca de 95% desconhecem o DUA e seus princípios, e um percentual considerável utiliza e reconhece a necessidade de integrar o uso da tecnologia em sua prática pedagógica. Por fim, considerando as constatações teóricas, evidenciadas contextualmente com a aplicação do questionário, idealizou-se e desenvolveu-se um 7 aplicativo, no qual através de uma interação em forma de jogo, possa capturar o interesse dos professores para conhecer o DUA, seus princípios e diretrizes de forma interativa e de um jeito diferente de iniciar um processo formativo, sendo este um projeto de pesquisa futuro, para implementação de melhorias no funcionamento do recurso e sua validação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,73MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atuação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | pt_BR |
Título: dc.title | As contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para ressignificar a concepção de inclusão na atuação docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Gracieli Ribeiro Antunes da Silva - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4476 | 9,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972458/2/Gracieli Ribeiro Antunes da Silva - Dissertação.pdfDownload |
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