A inclusão das meninas com altas habilidades/superdotação no espaço escolar no município de Marechal Cândido Rondon/PR e a prática docente no desvendar de potencialidades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGrisa, Eliane-
Autor(es): dc.contributor.authorSchimanski, Edina-
Autor(es): dc.contributor.authorMaio, Eliane-
Autor(es): dc.contributor.authorSuarez, Adriana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-10T13:08:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-10T13:08:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-25-
identificador: dc.identifier.otherEliane Grisa - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972453-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa corrobora com os estudos que tratam da invisibilidade dos sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), bem como a tendência em reconhecer com mais facilidade, os indicadores em meninos. Com isso, as meninas com AH/SD passam despercebidas, tendo suas habilidades camufladas, sendo pouco estimuladas para o desenvolvimento das suas potencialidades. O estudo tem como objetivo geral analisar as percepções de professoras sobre as meninas com AH/SD no contexto escolar, identificando possíveis fatores que contribuem para a invisibilidade dessas alunas e as implicações desse fenômeno em suas trajetórias educacionais. Os pressupostos teóricos que embasam a pesquisa abordam autores(as) como Levy Vigotski (2010), Joseph Renzulli (1986, 2004, 2014), Susana Pérez (2012, 2014), Cristina Delou (2007), Angela Virgolim (2007) e Mari Lúcia Sabatella (2008), os(às) quais discutem sobre a inclusão dos sujeitos com AH/SD, fundamentando uma prática pedagógica baseada no desenvolvimento das potencialidades. A pesquisa possui natureza qualitativa de cunho exploratório e descritivo. A amostra voluntária da pesquisa foi composta por oito docentes que atuam no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino do Município de Marechal Cândido Rondon-PR, os quais possuem alunas com AH/SD em suas turmas regulares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, contendo um roteiro de questões abertas que versavam sobre a percepção dos(as) docentes sobre AH/SD, considerando a representatividade de gênero. Os achados apontam para a prevalência do reconhecimento dos meninos e da existência de estigmas relacionados à AH/SD, sendo estes mais latentes nas meninas, as quais não têm sua inteligência reconhecida e acabam sendo negligenciadas, tanto na identificação quanto no atendimento, sendo seu potencial associado a um comportamento social esperado. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta reflexões sobre AH/SD considerando a representatividade de gênero, visando promover aos alunos e às alunas a igualdade de oportunidades para que possam desenvolver plenamente seu potencial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,81MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulheres/Meninaspt_BR
Título: dc.titleA inclusão das meninas com altas habilidades/superdotação no espaço escolar no município de Marechal Cândido Rondon/PR e a prática docente no desvendar de potencialidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
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