
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Grisa, Eliane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Schimanski, Edina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maio, Eliane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Suarez, Adriana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-10T13:08:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-10T13:08:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Eliane Grisa - Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972453 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa corrobora com os estudos que tratam da invisibilidade dos sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), bem como a tendência em reconhecer com mais facilidade, os indicadores em meninos. Com isso, as meninas com AH/SD passam despercebidas, tendo suas habilidades camufladas, sendo pouco estimuladas para o desenvolvimento das suas potencialidades. O estudo tem como objetivo geral analisar as percepções de professoras sobre as meninas com AH/SD no contexto escolar, identificando possíveis fatores que contribuem para a invisibilidade dessas alunas e as implicações desse fenômeno em suas trajetórias educacionais. Os pressupostos teóricos que embasam a pesquisa abordam autores(as) como Levy Vigotski (2010), Joseph Renzulli (1986, 2004, 2014), Susana Pérez (2012, 2014), Cristina Delou (2007), Angela Virgolim (2007) e Mari Lúcia Sabatella (2008), os(às) quais discutem sobre a inclusão dos sujeitos com AH/SD, fundamentando uma prática pedagógica baseada no desenvolvimento das potencialidades. A pesquisa possui natureza qualitativa de cunho exploratório e descritivo. A amostra voluntária da pesquisa foi composta por oito docentes que atuam no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino do Município de Marechal Cândido Rondon-PR, os quais possuem alunas com AH/SD em suas turmas regulares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, contendo um roteiro de questões abertas que versavam sobre a percepção dos(as) docentes sobre AH/SD, considerando a representatividade de gênero. Os achados apontam para a prevalência do reconhecimento dos meninos e da existência de estigmas relacionados à AH/SD, sendo estes mais latentes nas meninas, as quais não têm sua inteligência reconhecida e acabam sendo negligenciadas, tanto na identificação quanto no atendimento, sendo seu potencial associado a um comportamento social esperado. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta reflexões sobre AH/SD considerando a representatividade de gênero, visando promover aos alunos e às alunas a igualdade de oportunidades para que possam desenvolver plenamente seu potencial. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,81MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres/Meninas | pt_BR |
| Título: dc.title | A inclusão das meninas com altas habilidades/superdotação no espaço escolar no município de Marechal Cândido Rondon/PR e a prática docente no desvendar de potencialidades | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Eliane Grisa - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4444 | 3.9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972453/2/Eliane Grisa - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons