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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Ana Paula Almeida de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schimanski, Edina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fraga, Rosidelma Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Silmara Carneiro e | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Salles Filho, Nei Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-09T13:55:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-09T13:55:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Ana Paula Almeida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972419 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema o estudo da dupla excepcionalidade no espaço das salas de recursos específicas de altas habilidades/superdotação em Ceilândia-DF, ou seja, a presença da associação de autismo e altas habilidades/superdotação no estudante com comportamento de altas habilidades/superdotação. A problemática surgiu a partir da escuta de pais e professores durante a prática pedagógica vivenciada no atendimento. Assim, levantou-se a questão: a falta de conhecimento dos docentes, inclusive nas salas de recursos, frente à complexidade da dupla excepcionalidade, faz com que a situação experimentada pelos alunos nessa condição seja invisibilizada ou distorcida no espaço escolar? Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o atendimento educacional da criança com dupla excepcionalidade nas salas de recursos de altas habilidades/superdotação e os estigmas detectados no processo pedagógico dentro do espaço escolar. As discussões realizadas neste trabalho se assentam a partir de três componentes: educação inclusiva, sujeitos da Educação Especial e dupla excepcionalidade. A metodologia utilizada centra-se na pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, pautada em pesquisas e estudos sobre a temática e entrevistas com professores. Para tanto, a pesquisa de campo foi realizada utilizando os instrumentos de observação e entrevista semiestruturada, com a participação de cinco professores das salas de recursos de altas habilidades/superdotação da Escola Classe 64, de Ceilândia-DF. Dentre os principais referenciais teóricos utilizados na elaboração desta discussão, destacam-se os trabalhos de Renzulli e Reis (2004), Renzulli (2014, 2020), Gama (2014), Alves e Nakano (2015), (Nakano, 2021), Pereira e Rangni (2021, 2022, 2023), Ortega (2008, 2009) e Virgolim (2014a, 2014b, 2019); bem como a leitura e inferência de documentos legais que normatizam os processos educativos voltados às crianças as quais compõem o público-alvo da Educação Especial (PAEE). Nas pesquisas destes referenciais destacam-se a evolução dos estudos sobre a inteligência e a influência dos seus resultados na sociedade ao longo dos anos para a compreensão do sujeito com comportamentos de altas habilidades/superdotação. Observa-se, ainda, a ampliação da importância da sua identificação no espaço escolar para o fomento à um atendimento que contemple as suas singularidades e o surgimento de novos estudos acerca da dupla excepcionalidade como algo necessário para a visibilidade do estudante e quebra de barreiras e estigmas. Como resultado, constatou-se que, pelo fato de o estudante apresentar dupla excepcionalidade, este sofre estigmas tanto por parte dos colegas como pelos professores da rede regular, uma vez que demonstram falta de compreensão e conhecimento em saber lidar com a situação vivenciada. Este fato remete à sobreposição do déficit em detrimento a sua potencialidade, ocasionando a não indicação para o atendimento, bem como ao direcionamento para o alcance dos seus objetivos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,26MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dupla excepcionalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | TRILHA DE FORMAÇÃO EM AH/SD: O ESTUDANTE COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Produto educacional - Ana Paula Almeida.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4410 | 2,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972419/2/Produto educacional - Ana Paula Almeida.pdfDownload |
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