Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mileo, Adenilson José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martiniak, Vera Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | El Tassa, Khaled Omar Mohamad | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Manjinski, Everson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-09T12:15:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-09T12:15:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Adenilson José Miléo-Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972414 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem como objeto a utilização da tecnologia no contexto da sala de aula, no componente curricular de Educação Física, para os alunos do Ensino Médio. Tem como questão norteadora: quais as demandas em relação às ferramentas tecnológicas utilizadas pelos alunos do Ensino Médio Técnico? Para responder à questão norteadora deste estudo definiu-se como objetivo geral: identificar as demandas em relação às ferramentas tecnológicas utilizadas pelos alunos do Ensino Médio Técnico nas aulas de Educação Física. E como objetivos específicos: compreender como têm se dado as práticas pedagógicas de docentes de Educação Física no ensino médio quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação; discutir o uso das tecnologias em sala de aula no Ensino Médio e apontar as possibilidades para utilização das tecnologias digitais. Na legislação brasileira, percebem-se avanços relacionados à inclusão escolar, adotando oficialmente os princípios da Educação Inclusiva. Os princípios dessa educação visam garantir o direito de todos à educação, promovendo igualdade de oportunidades e valorizando as diferenças humanas. Portanto, é essencial que os profissionais da educação sejam adequadamente formados para promover práticas inclusivas e garantir a efetivação dos direitos educacionais para todos os alunos, independentemente de suas especificidades. Para consecução dos objetivos deste estudo a pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida a partir do levantamento da bibliografia publicada em livros, revistas, publicações avulsas e impressa. Na sequência foi realizado um levantamento por meio da aplicação de questionário destinado aos alunos do ensino médio a respeito da utilização das tecnologias digitais. A coleta destas informações permitiu identificar as ferramentas mais demandadas pelos alunos para a criação de infográficos, orientando, assim, o desenvolvimento do produto de forma alinhada às necessidades e interesses da comunidade educacional. Esse processo reflexivo visou garantir uma abordagem educacional mais personalizada e eficaz para o aprimoramento das habilidades técnicas dos estudantes. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico e a partir dos resultados encontrados foi desenvolvido um recurso educacional. Concluiu-se na pesquisa a importância dos usos de recursos tecnológicos na sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,01MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Técnico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Título: dc.title | A tecnologia nas aulas de educação física no ensino médio técnico: desafios e potencialidades para inclusão dos alunos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Adenilson José Miléo-Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4412 | 1,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972414/2/Adenilson José Miléo-Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons