Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Charlene dos Santos Tugne | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Justus, José Fabiano Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Yanaze, Leandro Key Higuchi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Manjinski, Everson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-10T11:32:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-10T11:32:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Charlene dos Santos Tugne Pinheiro - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972409 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como campo de estudo a educação básica no município de Araquari-SC. O objetivo geral é analisar as contribuições das histórias em quadrinhos para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, com os alunos do 3o ano de uma escola pública a fim de incluí-los no processo educacional. Os participantes da pesquisa são crianças da faixa etária de 7 e 8 anos, sendo 9 crianças que formaram a amostra - 2 crianças com Transtorno do Espectro Autista e 7 crianças neurotípicas. As histórias em quadrinhos foram adotadas na pesquisa devido ao conjunto de características que potencializam a criatividade, a aprendizagem colaborativa e a importância para desenvolver o gosto pela leitura nos anos iniciais. Através dos dados coletados, foi possível identificar as dificuldades das crianças com relação ao vocabulário, isto é, com a escrita. A abordagem desta pesquisa é quanti-qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário em dois momentos: pré-teste, uma história em quadrinhos, seguida por 8 perguntas referentes ao tema “Preservação Ambiental”, e pós-teste no mesmo formato com 7 questões discursivas sobre o mesmo tema. Entre a aplicação dos testes, foi realizada a intervenção pedagógica, a qual englobou três atividades pedagógicas organizadas da seguinte maneira: atividade no 1 - a identificação dos balões, atividade no 2 - a escrita do texto que compõe o diálogo entre os personagens e atividade no 3 - a realização de um desenho que tem relação com o vídeo apresentado. No estudo de caso, é prevista a coleta de dados em documentos que norteiam o processo educacional, nesse caso as informações pesquisadas no Projeto Político Pedagógico (PPP, 2018) serviram para conhecer o contexto social em que a escola está inserida. A Base Nacional Comum Curricular (2018) foi consultada a fim de extrair informações relevantes sobre as habilidades referentes às práticas de leitura e de escrita adotadas no município, se o gênero textual história em quadrinhos é contemplado e de que forma. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,53MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | histórias em quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia digital | pt_BR |
Título: dc.title | A construção de histórias em quadrinhos com a colaboração dos estudantes em sala de aula inclusiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Charlene dos Santos Tugne Pinheiro - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4427 | 4,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972409/2/Charlene dos Santos Tugne Pinheiro - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons