A construção de histórias em quadrinhos com a colaboração dos estudantes em sala de aula inclusiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinheiro, Charlene dos Santos Tugne-
Autor(es): dc.contributor.authorJustus, José Fabiano Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorYanaze, Leandro Key Higuchi-
Autor(es): dc.contributor.authorManjinski, Everson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-10T11:32:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-10T11:32:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-04-
identificador: dc.identifier.otherCharlene dos Santos Tugne Pinheiro - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972409-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como campo de estudo a educação básica no município de Araquari-SC. O objetivo geral é analisar as contribuições das histórias em quadrinhos para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, com os alunos do 3o ano de uma escola pública a fim de incluí-los no processo educacional. Os participantes da pesquisa são crianças da faixa etária de 7 e 8 anos, sendo 9 crianças que formaram a amostra - 2 crianças com Transtorno do Espectro Autista e 7 crianças neurotípicas. As histórias em quadrinhos foram adotadas na pesquisa devido ao conjunto de características que potencializam a criatividade, a aprendizagem colaborativa e a importância para desenvolver o gosto pela leitura nos anos iniciais. Através dos dados coletados, foi possível identificar as dificuldades das crianças com relação ao vocabulário, isto é, com a escrita. A abordagem desta pesquisa é quanti-qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário em dois momentos: pré-teste, uma história em quadrinhos, seguida por 8 perguntas referentes ao tema “Preservação Ambiental”, e pós-teste no mesmo formato com 7 questões discursivas sobre o mesmo tema. Entre a aplicação dos testes, foi realizada a intervenção pedagógica, a qual englobou três atividades pedagógicas organizadas da seguinte maneira: atividade no 1 - a identificação dos balões, atividade no 2 - a escrita do texto que compõe o diálogo entre os personagens e atividade no 3 - a realização de um desenho que tem relação com o vídeo apresentado. No estudo de caso, é prevista a coleta de dados em documentos que norteiam o processo educacional, nesse caso as informações pesquisadas no Projeto Político Pedagógico (PPP, 2018) serviram para conhecer o contexto social em que a escola está inserida. A Base Nacional Comum Curricular (2018) foi consultada a fim de extrair informações relevantes sobre as habilidades referentes às práticas de leitura e de escrita adotadas no município, se o gênero textual história em quadrinhos é contemplado e de que forma.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,53MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecthistórias em quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia digitalpt_BR
Título: dc.titleA construção de histórias em quadrinhos com a colaboração dos estudantes em sala de aula inclusivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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