MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PARA A INTERNET NA EDUCAÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMileo, Adenilson José-
Autor(es): dc.contributor.authorMartiniak, Vera Lucia-
Autor(es): dc.contributor.authorEl Tassa, Khaled Omar Mohamad-
Autor(es): dc.contributor.authorManjinski, Everson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-09T12:25:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-09T12:25:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Adenilson-Josépt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972394-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como objeto a utilização da tecnologia no contexto da sala de aula, no componente curricular de Educação Física, para os alunos do Ensino Médio. Tem como questão norteadora: quais as demandas em relação às ferramentas tecnológicas utilizadas pelos alunos do Ensino Médio Técnico? Para responder à questão norteadora deste estudo definiu-se como objetivo geral: identificar as demandas em relação às ferramentas tecnológicas utilizadas pelos alunos do Ensino Médio Técnico nas aulas de Educação Física. E como objetivos específicos: compreender como têm se dado as práticas pedagógicas de docentes de Educação Física no ensino médio quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação; discutir o uso das tecnologias em sala de aula no Ensino Médio e apontar as possibilidades para utilização das tecnologias digitais. Na legislação brasileira, percebem-se avanços relacionados à inclusão escolar, adotando oficialmente os princípios da Educação Inclusiva. Os princípios dessa educação visam garantir o direito de todos à educação, promovendo igualdade de oportunidades e valorizando as diferenças humanas. Portanto, é essencial que os profissionais da educação sejam adequadamente formados para promover práticas inclusivas e garantir a efetivação dos direitos educacionais para todos os alunos, independentemente de suas especificidades. Para consecução dos objetivos deste estudo a pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida a partir do levantamento da bibliografia publicada em livros, revistas, publicações avulsas e impressa. Na sequência foi realizado um levantamento por meio da aplicação de questionário destinado aos alunos do ensino médio a respeito da utilização das tecnologias digitais. A coleta destas informações permitiu identificar as ferramentas mais demandadas pelos alunos para a criação de infográficos, orientando, assim, o desenvolvimento do produto de forma alinhada às necessidades e interesses da comunidade educacional. Esse processo reflexivo visou garantir uma abordagem educacional mais personalizada e eficaz para o aprimoramento das habilidades técnicas dos estudantes. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico e a partir dos resultados encontrados foi desenvolvido um recurso educacional. Concluiu-se na pesquisa a importância dos usos de recursos tecnológicos na sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,37MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Título: dc.titleMANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PARA A INTERNET NA EDUCAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto educacional - Adenilson-José.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44121,4 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972394/2/Produto educacional - Adenilson-José.pdfDownload

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