Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CORREIA, ANA CAROLINA DE MORAES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCCAS, SIMONE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCAS, LUCKEN BUENO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-08T12:47:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-08T12:47:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AXIOLOGIA RELACIONAL PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO EM FASES. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972378 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As práticas de avaliação em sala de aula estão enraizadas nas expectativas da sociedade, permeando por um viés mais quantitativo. Para que os docentes possam fazer uso de procedimentos avaliativos mais processuais que considerem o processo de aprendizagem dos alunos de maneira integral, é preciso que momentos de formação sejam disponibilizados para o compartilhamento de saberes e experiências acerca dos conceitos e contribuições das temáticas para o ensino. Um processo avaliativo pensado na promoção de aprendizagens efetivas é um processo fundamental para garantir que os alunos não apenas adquiram conteúdos, mas também desenvolvam competências, habilidades e atitudes essenciais para o seu avanço. Para que a avaliação contribua para a aprendizagem, é indicado que ela seja aplicada de maneira processual e incentivando momentos de reflexões. Este curso de formação continuada tem como objetivo apresentar referenciais teóricos que envolvam a temática de Avaliação, dando ênfase no procedimento avaliativo denominado “Avaliação em Fases” com base nos preceitos da Axiologia Relacional Pedagógica e sua influência na determinação do juízo de valores nas práticas avaliativas. Pensar na Avaliação em Fases como um procedimento avaliativo que permite a mediação entre o que é ensinado e o que é aprendido, é também buscar um estabelecimento de vínculos entre o docente e o aluno, permeando pelo estabelecimento das relações docente/aluno/conhecimento. O presente curso de formação continuada é fruto da dissertação desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, de autoria da mestranda Ana Carolina de Moraes Correia, sob a orientação da Professora Dra. Simone Luccas e coorientação do Professor Dr. Lucken Bueno Lucas. A relevância do curso se fortaleceu devido a carência de pesquisas e discussões sobre avaliação como procedimento que auxiliem o docente em seu trabalho pedagógico. A utilização do manual de Avaliação em Fases na perspectiva axiológica traz luz ao conhecimento do docente em relação ao ato de avaliar de maneira investigativa, reconhecendo-o como um processo intrinsecamente ligado à atribuição de valores de acordo com intencionalidade aplicada em cada etapa do processo. Primeiramente, apresenta-se a base teórica, na sequência o cronograma com as atividades desenvolvidas em cada encontro, seguidas de sugestões de leituras que envolvem o referencial teórico utilizado. Espera-se que esse produto educacional sirva como base para que os docentes possam pôr em prática o procedimento avaliativo em fases em suas práticas escolares | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,56 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo avaliativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AXIOLOGIA RELACIONAL PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO EM FASES. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANA CAROLINA DE MORAES CORREIA.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972378/2/ANA CAROLINA DE MORAES CORREIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons