Formação continuada de professores dos Centros de Educação Infantil: TEA conhecer para atuar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMauricio, Karina Courel-
Autor(es): dc.contributor.authorGalhardo, Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Enicéia Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Katia de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-07T16:52:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-07T16:52:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
identificador: dc.identifier.othermauricio_kc_me_prud.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972347-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco a formação continuada de professores da educação infantil atuantes nos Centros de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo. O objetivo principal foi identificar, caracterizar e analisar a concepção dos professores em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas percepções sobre a atuação com essas crianças e a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários online (Forms) direcionados às professoras do município e coleta de dados ofertados por SME- SP. A análise do material revelou que as professoras reconhecem a importância da formação continuada, destacam a necessidade de ações para assegurar os direitos das crianças com TEA e compreendem o processo de inclusão, os dados ofertados pela Secretaria revelam a necessidade de ações voltadas para as especificidades do atendimento a esta faixa etária e as especificidades do desenvolvimento das crianças com TEA. Em resposta aos achados da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional com a intenção de contribuir para as iniciativas de formação continuada do município. Este material está alinhado com os recursos formativos existentes e com as políticas educacionais estabelecidas pelos governos federal e municipal, considerando as especificidades da educação infantil, do contexto escolar e dos envolvidos no processo formativo. Espera-se que o estudo e o plano de intervenção propostos possam enriquecer a formação continuada dos professores de educação infantil nos Centros de Educação Infantil, atendendo de maneira eficaz às particularidades e necessidades desse contexto e à realidade educacional como um todo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,97 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Título: dc.titleFormação continuada de professores dos Centros de Educação Infantil: TEA conhecer para atuarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
mauricio_kc_me_prud (1).pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2611789,19 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972347/2/mauricio_kc_me_prud (1).pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons