Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mauricio, Karina Courel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Galhardo, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Enicéia Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Katia de Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-07T16:52:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-07T16:52:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | mauricio_kc_me_prud.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972347 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como foco a formação continuada de professores da educação infantil atuantes nos Centros de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo. O objetivo principal foi identificar, caracterizar e analisar a concepção dos professores em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas percepções sobre a atuação com essas crianças e a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários online (Forms) direcionados às professoras do município e coleta de dados ofertados por SME- SP. A análise do material revelou que as professoras reconhecem a importância da formação continuada, destacam a necessidade de ações para assegurar os direitos das crianças com TEA e compreendem o processo de inclusão, os dados ofertados pela Secretaria revelam a necessidade de ações voltadas para as especificidades do atendimento a esta faixa etária e as especificidades do desenvolvimento das crianças com TEA. Em resposta aos achados da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional com a intenção de contribuir para as iniciativas de formação continuada do município. Este material está alinhado com os recursos formativos existentes e com as políticas educacionais estabelecidas pelos governos federal e municipal, considerando as especificidades da educação infantil, do contexto escolar e dos envolvidos no processo formativo. Espera-se que o estudo e o plano de intervenção propostos possam enriquecer a formação continuada dos professores de educação infantil nos Centros de Educação Infantil, atendendo de maneira eficaz às particularidades e necessidades desse contexto e à realidade educacional como um todo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,97 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Título: dc.title | Formação continuada de professores dos Centros de Educação Infantil: TEA conhecer para atuar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
mauricio_kc_me_prud (1).pdf | https://hdl.handle.net/11449/261178 | 9,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972347/2/mauricio_kc_me_prud (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons