Identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação e estratégias inclusivas de enriquecimento curricular para os anos iniciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRossi, Pamela Leal Marinho-
Autor(es): dc.contributor.authorVillela, Fabio Camargo Bandeira-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Kátia de Abreu-
Autor(es): dc.contributor.authorPedro, Ketilin Mayra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-07T11:55:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-07T11:55:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherrossi_plm_me_prudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972339-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP, inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Teve como objetivo geral investigar os impactos da implementação de um processo de identificação de indicadores de altas habilidades ou superdotação de estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro e como objetivos específicos traçar os perfis de AHSD observados, relacionando-os à teoria as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, cujas características serviram como base para as propostas de estratégias de enriquecimento curricular, além de recomendar, por meio de um infográfico, estratégias de implementação de enriquecimento curricular de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes com indicadores de AHSD. A pesquisa abordou a importância da identificação em sala de aula desses estudantes e a implementação de estratégias pedagógicas de enriquecimento curricular para atender suas necessidades educacionais específicas. Para a identificação de indicadores de AHSD, foram utilizados instrumentos como o Guia de Observação Direta em Sala de Aula e a Lista Base de Indicadores de Superdotação (LBISD) em 17 estudantes participantes da pesquisa com a colaboração de suas professoras. A pesquisa destacou que o olhar atento e intencional da professora em sala de aula permitiu uma avaliação integral do comportamento superdotado dos estudantes, pois considerou aspectos diversos como os que envolvem a criatividade, o envolvimento com a tarefa e a habilidade acima da média. As estratégias de enriquecimento curricular propostas englobaram atividades que ofereceram, não apenas um aprofundamento, mas também uma ampliação do currículo escolar, permitindo que os estudantes com AHSD se engajassem em tarefas desafiadoras e criativas, atendendo suas áreas de maior interesse. Essas estratégias foram organizadas em um recurso educacional consultável, desenvolvido para auxiliar professoras a identificar e atender características de altas habilidades ou superdotação em seus estudantes. Os resultados obtidos incluíram uma perspectiva ampliada de atendimento às necessidades específicas de aprendizagem dos estudantes em sala de aula, além de promover sua inclusão no contexto escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,40MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndicadorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnriquecimento curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
Título: dc.titleIdentificação de estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação e estratégias inclusivas de enriquecimento curricular para os anos iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
rossi_plm_me_prud.pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2598542,47 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972339/2/rossi_plm_me_prud.pdfDownload

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