Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rossi, Pamela Leal Marinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Villela, Fabio Camargo Bandeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Kátia de Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedro, Ketilin Mayra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-07T11:55:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-07T11:55:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | rossi_plm_me_prud | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972339 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP, inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Teve como objetivo geral investigar os impactos da implementação de um processo de identificação de indicadores de altas habilidades ou superdotação de estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro e como objetivos específicos traçar os perfis de AHSD observados, relacionando-os à teoria as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, cujas características serviram como base para as propostas de estratégias de enriquecimento curricular, além de recomendar, por meio de um infográfico, estratégias de implementação de enriquecimento curricular de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes com indicadores de AHSD. A pesquisa abordou a importância da identificação em sala de aula desses estudantes e a implementação de estratégias pedagógicas de enriquecimento curricular para atender suas necessidades educacionais específicas. Para a identificação de indicadores de AHSD, foram utilizados instrumentos como o Guia de Observação Direta em Sala de Aula e a Lista Base de Indicadores de Superdotação (LBISD) em 17 estudantes participantes da pesquisa com a colaboração de suas professoras. A pesquisa destacou que o olhar atento e intencional da professora em sala de aula permitiu uma avaliação integral do comportamento superdotado dos estudantes, pois considerou aspectos diversos como os que envolvem a criatividade, o envolvimento com a tarefa e a habilidade acima da média. As estratégias de enriquecimento curricular propostas englobaram atividades que ofereceram, não apenas um aprofundamento, mas também uma ampliação do currículo escolar, permitindo que os estudantes com AHSD se engajassem em tarefas desafiadoras e criativas, atendendo suas áreas de maior interesse. Essas estratégias foram organizadas em um recurso educacional consultável, desenvolvido para auxiliar professoras a identificar e atender características de altas habilidades ou superdotação em seus estudantes. Os resultados obtidos incluíram uma perspectiva ampliada de atendimento às necessidades específicas de aprendizagem dos estudantes em sala de aula, além de promover sua inclusão no contexto escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,40MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Altas habilidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enriquecimento curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotação | pt_BR |
Título: dc.title | Identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação e estratégias inclusivas de enriquecimento curricular para os anos iniciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
rossi_plm_me_prud.pdf | https://hdl.handle.net/11449/259854 | 2,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972339/2/rossi_plm_me_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons