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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Anderson Bastos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T15:53:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T15:53:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Versão final da dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972276 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O ensino de história no Brasil é marcado por silenciamentos e estereótipos sobre os indígenas. Mudanças previstas com a redemocratização do país, após a ditadura militar (1964-1985), visam modificar essa realidade, na intenção de possibilitar visões críticas sobre o passado. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo a análise sobre a inserção da temática dos povos indígenas, em especial os Potiguara da Paraíba, no ensino de História. O estudo busca comparar obras tradicionais muito propagadas no estado com a nova perspectiva sobre os indígenas, destacando a influência desses textos no currículo escolar nos níveis Nacional, Estadual e Municipal da cidade de João Pessoa (PB). Além disso, foi realizada uma análise das sinopses dos livros paradidáticos do PNLD literário do ano de 2020, destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, observando as representações indígenas neles presentes. Entendemos que os discursos relacionados à nova história indígena ainda necessitam de uma melhor inserção dentro dos currículos, pois, apesar da obrigatoriedade da Lei 11.645/2008, poucos materiais foram produzidos a fim de servir como apoio para os professores em sala de aula. Para isso, construímos a cartilha “A voz Potiguara Ecoa na sala de aula: sequências didáticas com abordagem decolonial”, que apresenta três sequências didáticas indicadas para o 7º ano do Ensino Fundamental, mas adaptáveis a outras séries. As produções usam fontes históricas retiradas do livro “Os Potiguara pelos Potiguara” (2005), além de utilizar a cartilha “Conhecendo os Potiguara da Paraíba: uma aventura em quadrinhos”, ambas tiveram construção a partir do diálogo permanente com os indígenas. Assim, este trabalho busca promover uma abordagem crítica decolonial no ensino de história indígena e nas escolas não indígenas, inserindo as vozes Potiguara em sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 67.160 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Povos Indígenas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Potiguara | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | A voz Potiguara ecoa na sala de aula: Novas perspectivas no ensino de História | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pòs-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Versão final da dissertação.pdf | 67,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972276/2/Versão final da dissertação.pdfDownload |
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