Determinação das medidas dos ângulos externos e internos de polígonos convexos por meio de atividades que integram aritmética, geometria e álgebra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLinde, Isaura Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Carina Loureiro-
Autor(es): dc.contributor.authorMolon, Jaqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T20:40:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T20:40:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
identificador: dc.identifier.otherproduto-isaurapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972269-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido como parte do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas. Ele consiste em uma sequência didática voltada ao estudo de polígonos convexos, com foco nas medidas de seus ângulos internos e externos, bem como em suas propriedades, integrando aritmética, geometria e álgebra. A ideia surgiu da percepção de que o ensino da matemática, muitas vezes, acontece de forma fragmentada, o que dificulta a compreensão mais ampla e conectada dos conteúdos. Além disso, o próprio documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância de desenvolver o pensamento geométrico e a capacidade de investigar propriedades matemáticas. O objetivo principal deste material é explorar as medidas dos ângulos internos e externos de polígonos convexos, por meio de atividades que incentivam a investigação, a experimentação e a criação de conjecturas. Para isso, os estudantes são convidados a trabalhar com materiais concretos, utilizar o GeoGebra e trocar ideias com os colegas, construindo conhecimento de forma ativa e colaborativa. A sequência didática inclui um conjunto de atividades que vai desde a construção manual e digital de polígonos até a dedução da soma das medidas dos ângulos internos e externos em polígonos regulares. Além de ajudar a construir conceitos geométricos, esse percurso incentiva os alunos a generalizar ideias matemáticas e a pensar de forma crítica sobre os resultados encontrados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.936 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectestudo de polígonos convexospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconstrução de generalizaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegração de geometria, aritmética e álgebrapt_BR
Título: dc.titleDeterminação das medidas dos ângulos externos e internos de polígonos convexos por meio de atividades que integram aritmética, geometria e álgebrapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmatpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT

Arquivos associados:
produto-isaura.pdfproduto educacional8,94 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972269/2/produto-isaura.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons